ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Consulta dos 18 meses

António tem vindo a aumentar muito de peso, desde os 9 meses. Já passou do percentil 95 e neste andamento diz a pediatra que não sabe onde irá parar.
A alimentação dele tem sido sempre a mesma, com a excepção que retirei os biberões de leite durante a noite (de dia já não havia) aos 15 meses.
Desta forma, papa entre as 7h30 e as 8h. Almoço de sopa com peixe ou carne e fruta entre as 11h45 e as 12h30. Lanche quando acorda da sesta, entre as 15h30 e as 16h30, 2 iogurtes. Jantar entre as 19h15 e as 20h, sopa com carne ou peixe e fruta. Nos intervalos uns pedaços de pão, bolachas integrais ou tostas que esfarela pelo chão e sofá da sala.
Assim, chegámos aos 88,5 cm de comprimento e aos 13,965kg de peso.
Mandou cortar na papa e não dar pão branco. Não mais de 40gr de proteína por refeição (2 colheres de sopa).
Ainda não conseguimos que coma o segundo. Recusa tudo o que não vá na sopa. Confesso que tenho insistido pouco. Solução da pediatra foi dar metade da sopa e fazer com que comece a comer o segundo. Ele nem sequer quer meter na boca e nem sequer sente curiosidade pela comida dos nossos pratos. Vamos ver se esta questão fica resolvida até aos 2 anos...
De resto está tudo bem. Esteve a fazer uns jogos com ele mas o António pouco interesse mostrou. Ainda fala muito, muito pouco. Duas ou três palavras com significado e o resto é apontar com o dedo e dar uns gritos se não entendemos. Nessas palavras ainda não chegou o mamã ou mãe. Fosse o primeiro confesso que estaria aflita, talvez. No segundo, ligamos menos às metas e conquistas e preocupamo-nos mais se levamos muitos ou poucos beijos deles.
Descansa-me ver que ele comunica à sua maneira e percebe o que dizemos, cumprindo ordens como buscar um objeto ou sentar-se ou calar-se se pedirmos.
Continua um doce e tão fácil (comparando com o que foi a irmã) de criar...

2 comentários:

Unknown disse...

A Lara só agora, com 2 anos e 2 meses, é que começou a dizer mais do que mamã e papá. Até aos 2 anos não se interessava minimamente por falar. E, mesmo agora, nem água diz, mas vai dizendo mais palavras simples a cada dia. Nunca me preocupei muito.
Mas com a alimentação preocupo-me imenso. Até hoje não come doces (só os que os avós lhe poderão dar sem eu ver) e raramente come entre refeições. E ela é uma grande comilona, principalmente de pão, bolachas e banana. :)

Eliana disse...

Olá Cláudia,
fico contente por ir vendo que os teus rebentos estão bem.
Por aqui, o Di, com + 1 mês e meio que o teu, também fala pouco, mas compreende muitas das coisas que dizemos. O Pediatra disse para não me preocupar porque os rapazes por norma só a partir dos 2 anos é que começam a expressar-se mais verbalmente.
Em relação às refeições, o Di bebe o leite de manhã, almoça sopa, segundo e fruta, lancha depois da sesta 1 dia iogurte com fruta, outro dia papas, ao jantar não faz refeição, ou seja, petisca pão e afins e vai para a cama com 1 biberão na barriga.
Neste momento está nos 11kg e qualquer coisa e 80 e tal cm. Sempre esteve abaixo do percentil, mas ele é saudável e o pediatra diz para não stressar porque cada criança tem o seu próprio ritmo.
Beijinhos