ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Super Nanny

O primeiro episódio ainda me consegui conter. No segundo episódio as lágrimas correram-me. Tive pena das crianças, tive pena daquela mãe, só não tive pena da passividade do pai mas também não cheguei sequer a metade do episódio. Acho que se visse até ao fim tinha chorado pelos quatro.
Não vou dizer que os meus filhos não fazem birras, sim, eles fazem. Mas nem de perto estão do que vi na televisão. Uma completa tortura para tomar banho, outra para comer, outra para deitar e, segundo dizem, é recorrente.
Quanto à polémica do programa em si e, apesar de conseguir ver algum beneficio que possa trazer para os envolvidos e/ou para quem vê e passa por situações semelhantes, não acredito que vale o preço da exposição das crianças nas situações mais frágeis da sua vida. Os métodos também não me parecem os melhores.
Para mim falta conexão com os filhos, falta pulso, falta tempo e paciência dos pais, falta empatia uns pelos outros.
Não sei quanto tempo andará este programa no ar, mas não acredito que andará por muito mais tempo...


6 comentários:

Carla Marques disse...

Tenho sentimentos muito contraditórios por este programa. Discordo completamente da exposição das crianças, não aplico aqueles métodos com as minhas filhas e não os reconheço como bons ou desejáveis. E, concordo... o que falta nas famílias parece ser empatia, conexão e demonstrações de amor. Infelizmente acho que é isso que falta em muitas famílias.
Mas também falta uma orientação, nem que seja para alertar as famílias para os perigos da falta de afeto e de comunicação. Podíamos ver com aquela adolescente que a relação com a mãe estava a ir numa direção muito pouco desejável. E nisso acredito que o programa pode ajudar um bocadinho algumas famílias. Pelo menos fala da importância do tempo de qualidade juntos e apela à não violência (pelo menos física, que a história do banquinho é outra conversa).
Tinha pensado em não ver mais que um episódio mas dei por mim a ver o segundo.
Conheço famílias onde a falta de empatia e de amor é gritante, onde os filho são tratados como meras criatura que existem para levar dinheiro e dar chatices, onde o que passa na televisão é lei. São famílias que mais tarde ou mais cedo se desfazem e onde o que vigora é um rancor imenso. Nestes casos acho que o programa pode ajudar, porque chega a muitas pessoas e chega principalmente às que mais precisam de ajuda e não têm outra forma de ser ajudadas ou aconselhadas.
Claro que, à luz da minha família e das pessoas que conheço, aquele programa não faz sentido nenhum, é quase uma aberração. mas para quem vive completamente alheio ao que é uma família e ao que é suposto ser a educação, acho que pode fazer mais bem do que mal.

Nessi disse...

sinceramente não me choca. Não vi a versão Portuguesa. mas vi aqui em Inglaterra o mesmo versão Inglesa (muitas séries). Faz~me confusão que os Portugueses achem a exposição o ponto fulcral. Quantos de nós pôe as fotos das nossas crianças no Fb no Instagrama, ou mesmo nos blogs? Acho que se puderem ajudar aqueles pais que se sentem perdidos e não sabem lidar com os filhos (pelas mais variadas razões), se aprenderem alguma coisa nova então ja será um beneficio! E mais como passa na TV talvez ajude outros pais com situações semelhantes em casa mas que têm vergonha de admitir! Não sei mesmo...Acho que estamos a ser um pouco cinicos, tanta polémica!
Nessi
https://parttimemumandscientist.blogspot.co.uk/

J* disse...

Pois pelo que vejo este programa vai estar por aí durante algum tempo. A quantidade de críticas, e o "sururu" que criou só traz audiência ao programa. Já neste segundo episódio foi o programa mais visto aquela hora. Ontem houve um debate na logo a seguir ao telejornal da SIC. É claro que à SIC convém alimentar todo este falatório à volta do programa!
Para mim é expor as crianças em demasia. Lamento, mas não acho correto esta exposição!
https://jusajublog.blogspot.pt/

CS disse...

Nessi, também há muita exposição de crianças em blogues, facebook e outras redes sociais. Eu própria a faço e reconheço. É exposição, sim! Mas é uma exposição diferente. Tentamos colocar as melhores fotos, numa espécie de orgulho e vaidade de pais. O programa é o inverso. É uma exposição das fragilidades deles, das suas atitudes menos positivas, dos gritos, dos choros e birras. Para mim, é pior!
Veja um pouco do programa se puder. Não sei como será o de Inglaterra. Se ajudará outros pais, talvez um pouco mas num preço demasiado elevado.

CS disse...

J, não ouvi o debate mas concordo que a SIC alimente esta polémica para aumentar audiências.
Bj

CS disse...

Carla concordo consigo. Não deve ser fácil estar naquelas situações. Acho que poderá ajudar um ou outro pai mas nada relevante. A solução destes problemas nunca passará por programas televisivos.
Obrigada pela partilha ;)