ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Carta à minha filha

Alice,
Estás quase, quase a entrar no primeiro ano…
Já tens a mochila da Ladybug, de quem tanto dizes amar, encontraste um estojo da LOL e deliraste, num amor semelhante ao da Ladybug, o resto virá aos poucos.
Estamos felizes com a professora que terás. Não a conheço, mas só ouvia dos outros pais que queriam a professora Natividade e nós ficamos a achar que ela devia ser muito boa. Todos nós queremos o que é bom, não é? Contas a todos que tens a professora Natividade e que é a melhor professora da escola. Sabes, tenho medo de termos elevado muito as nossas expetativas. Às vezes é melhor irmos no desconhecido, sem esperarmos demasiado e termos a descoberta à medida que as coisas acontecem. Vamos acreditar que farás tu o teu melhor e tudo correrá como deve correr.
Eu gostava de te fazer uma promessa, filha. Gostava de a fazer e de a cumprir. Sabes que, às vezes, os pais deixam-se levar, ficam com a vista turva e, nem em todos os minutos, sabem o que é melhor para os filhos. Às vezes deixamo-nos levar pelos sonhos que temos para vós, pelos nossos ideais ou ideias que são só nossas. Às vezes queremos colocar em vós o peso de tudo aquilo que não fomos capazes de fazer e desejamos que sejam vocês a conseguir. Sonhos que podem não encaixar no vosso perfil, que podem não vos fazer feliz.
Alice, gostava de te prometer que não te vou pressionar a seres a melhor, que nunca te vou dizer que ser a melhor da sala é o mais importante, que nunca vais ver nos meus olhos a desilusão com uma má nota tua, sabendo que te esforçaste.
Alice, quero dizer-te que os meus sonhos para ti (que os tenho) passa pela tua estabilidade emocional, pelo teu carácter, pela tua postura, pelo teu coração e alma.
Não sonho com a tua profissão, com o teu sucesso laboral.
Sonho que passes de menina a mulher generosa.
Sonho com a felicidade que encontrarás dentro de ti.
Sonho com a empatia que sentes pelo outro e que espero que nunca se perda.
Sonho que te rias todos os dias mesmo que nesses dias também chores.
Claro que espero que aprendas a ler, a contar, a multiplicar e tudo o resto que vos atiram todos os dias sem olhar para vós. Nunca te vou pedir que tenhas tudo certo, nunca te vou dizer que a meta são os 100% ou 5 ou lá a tabela que usem. Vou-te dizer que a meta é o teu esforço, o desejares superar ao que fizeste da última vez e aprender um pouco mais.
Vou-te pedir que questiones, que duvides, que perguntes, que procures, que te alegres com a tua aprendizagem. Vou-te pedir que ajudes o teu colega, que não te rias dos erros dos outros nem invejes o sucesso deles. Vou-te pedir que procures o teu rumo, que tenhas a tua bússola dentro de ti e que lutes por ti, que nunca desistas de ti por mim, pelo teu irmão ou por ninguém que possas conhecer nesta vida.
Eu sei que isto é muito para alguém ainda tão pequeno. Prometo que te vou dizendo aos bocadinhos, à medida que os dias chegarem e passarem. Prometo que te vou abraçar todos os dias que chegares da escola. Prometo que vou respeitar o teu ritmo, que vou respeitar teres só 6 anos, que continuarás a brincar e deixar-te, devagarinho, criares a tua autonomia de estudo e trabalho.

Minha doce Alice, encontra e vive a tua verdade. As dificuldades, os desafios, as surpresas e as conquistas existirão para te conheceres cada vez melhor e saberes construir a tua felicidade.

Da tua mãe que promete nunca te falar em quadros de honra (talvez nem existam nas escolas que andes) nem que as melhores notas são o mais importante daquilo que estás a fazer na escola. Da tua mãe que promete estar sempre por perto para ti.


1 comentário:

Liliana Pereira disse...

Revejo-me tanto nestas palavras. Adorei!
Boa sorte para a tua menina! :)
Beijinhos.