ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Consulta dos 7 anos

Ontem fomos à pediatra - a consulta dos 7 anos da Alice.
Tudo normal, na verdade, tudo bem com exceção de algo que não foi novidade para mim mas que verbalizado pela médica tomou outra proporção e deixou-me um pouco preocupada.
A Alice na consulta dos 6 anos tinha 1,20 m de altura e 25 kg.
Passados 12 meses ela tem 1,26 m e 31,8 kg. A média de aumento de peso anual nestas idades varia entre 2 a 3 kgs. Ela aumentou mais do dobro.
O problema não é apenas o aumento de peso, o problema passa igualmente pela relação dela com a comida. Sinto que ela varia a alimentação cada vez menos, está mais esquisita no que toca aos alimentos.
Nestas idades eles só comem o que lhes damos, por isso, responsabilizo-me pelo peso dela e pela alimentação que tem.
Existem coisas das quais não abro mão e ela sabe bem. Todos os dias come sopa ao almoço e ao jantar. O segundo prato já sou mais flexível e nem sempre come tudo.
Na escola come na cantina e é um drama. Come mal. Não deve haver um dia que coma tudo. Ora vai metade da sopa, ora metade do segundo, ora mal come um ou outro. Sempre foi assim.
Podia fazer comida e enviar-lhe. Sim podia. Porque não o faço? Porque estaria só a fazer as coisas que ela gosta, tal como já tento fazer ao jantar para minimizar o stress de final do dia e porque estou sempre sozinha com os dois nessa altura. Temos um trato: uma vez por semana leva comida de casa, uma vez por mês vou buscá-la para almoçarmos juntas.
Mas come mal e está a engordar tanto? Pois, se come mal nas refeições, vinga-se nos lanches e entre refeições. Felizmente não bebe nenhum sumo, só água.
A médica mandou cortar nas bolachas (quase todos os dias levava algumas - mulatas, marinheiras ou cookies que diz 0% açúcares mas sabemos que é mentira). Mandou cortar nos lacticínios (todos os dias leva um pacote de leite de chocolate que diz menos 40% de açúcares mas deve ser mau na mesma, um iogurte ou um queijnho). Às vezes leva uma gelatina. Quase sempre um pãozinho pequeno com queijo e volta e meia com presunto (adora). Geralmente 1 banana ou 1 maçã que, na maioria, regressa a casa igual.
Nisto vai o lanche de meia manhã e lanche da tarde. Mas quando a vou buscar depois do lanche está cheia de fome, segundo ela.
Disse a médica para comer aveia, que saciava e a absorção dos açúcares é muito lenta. E o pão tem que ser escuro. Estas duas possibilidades vão ser um drama.
Vamos ver como vou encarar essa epopeia alimentar. Sinto-me apreensiva e preocupada com o peso  dela e, não querendo já determinar o futuro dela, com a possibilidade de ter problemas de peso na adolescência.




Veste roupa 9/10 anos.

7 comentários:

Andreia Pereira disse...

Olá, vou lendo o seu blog mas não sou muito "comentadeira", como se diria por aqui na Terceira :) Ao ler a sugestão da sua médica lembrei-me de lhe sugerir panquecas de aveia, com ovo, pode também adicionar banana ou maçã, canela. Com o têm o formato de panqueca e até o nome é apelativo, pode ser que resulte! Aqui em casa não há crianças, mas nós adoramos :)

Anónimo disse...

Cá em casa passa-se o mesmo drama.
Tem 9 anos mede 1,34 e pesa 41 kg, veste 11/12, está sempre com fome.
É uma luta inglória para que modere as quantidades.

Esperemos que 2019 seja de mudança.

Beijinhos

Ana

CS disse...

Olá Andreia. Vou experimentar a receita. Já lhe fiz papas de aveia algumas vezes mas comeu sem vontade e a resmungar. Estamos a ir com calma... Obrigada pelo comentário e dica. Bj

CS disse...

Ana, por aqui nunca há fome pra sopa e segundo. A fome aparece entre refeições... Veremos. Bj

Anauel disse...

E se não lhe desse sopa ao jantar? Como já come a sopa ao almoço e se quer que ela varie podia tentar fazer um 2º prato igualmente saudável mas sem ela já ter o estômago saciado? Se a Alice tiver mais fome vai ter mais vontade de comer outros alimentos.
O meu filho é muito esquisito no 2º prato e como come sempre a sopa, pão e fruta ao almoço (na escola dificilmente come 2º prato) ao jantar já não lhe dou sopa para que ele coma 2º prato.. se lhe volto a dar sopa já não há fome para depois.

Ela disse...

Pode ser que ela coma pouco ao almoço porque está com a barriga cheia do lanche. 😂. Reduz no lanche.

CS disse...

Anauel, não é garantido que ela coma sopa na escola. Se a mesma não for ralada fica lá toda na tigela. Como isso acontece frequentemente, asseguro-me que, pelo menos, à noite, come a sopa. Acresce o facto de não comer a maioria dos legumes inteiros (cenouras, brócolos, couve flor) no segundo prato. Assim, vai tudo na sopa. O segundo prato costuma ser carne ou peixe, não tão importante como todas as leguminosas que vão numa sopa.
Obrigada pelas sugestões
Bj