ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 31 de julho de 2012

A pontualidade está fora de moda

Sempre fui educada de que não se devia fazer os outros esperar por nós, que era falta de educação chegarmos tarde aos compromissos, que era falta de respeito comprometermo-nos com uma hora  e não cumprirmos. Ouvi isso tantas vezes que acabei por tomar como uma premissa.
Mais tarde fui viver com uma pessoa que não gosta de chegar a horas a um compromisso, gosta sempre de chegar 10 minutos antes da hora combinada.
Muitas vezes ouvi também como desculpa o: "Vais ver quando tiveres filhos!" Já tenho um e a minha postura em relação aos compromissos ainda não se alterou.
Cada vez mais apercebo-me que fazemos parte de um grupo em vias de extinção. Cada vez mais apercebo-me que a noção que as pessoas têm de pontualidade é apenas o estarem no lugar combinado à hora que chegarem.
Hoje tive um compromisso - um jantar de aniversário marcado para as 19h.
Eu e a Alice fomos as primeiras a chegar, faltavam 5 minutos para as 19h. Logo depois chegaram mais pessoas e a aniversariante.
Viemos embora eram 20h20m, pois a hora da cinderela não passa muito para além disso, começando a sua birra de sono, altura em que ainda estavam a chegar pessoas para o jantar, numa calma e descontracção de quem apenas se atrasou 5 minutos.
Entretanto todos esperavam à mesa até que chegasse o último convidado para começar a vir o jantar.
Eu não entendo. Juro que não entendo. Entendo os imprevistos mas não entendo as pessoas que se começam a arranjar à hora que deviam estar a sair de casa. Não entendo também como essas pessoas não encaram esta atitude como uma falta de respeito para com a pessoa que se comprometeram.
Se calhar sou eu que estou fora de moda. Se calhar o chique é chegar muito depois da hora, com um sorriso rasgado de orelha a orelha e cumprimentar todos como se as horas fossem apenas para quem anda  de autocarro saber se falta muito para passar o próximo...

Mila Kunis - Vogue Russia by Benoit Peverelli, August 2012



11 comentários:

*ladybug* disse...

Também não entendo esses atrasos...
E infelizmente espero muito. A minha melhor amiga é dessas: o chique para ela é chegar atrasada! E chega sempre com o dito sorriso rasgado.
O que a safa é que é boa pessoa. Bjo

Kelle disse...

Se há pessoas que me tiram do sério são aquelas que nos fazem esperar tempo demais, eu sou do mais pontual que há (herança familiar) e assim como detesto esperar também detesto que esperem por mim se por algum motivo me atrasar! Ainda assim, tenho conseguido incutir em alguns amigos uma maior pontualidade, porque se me chegam atrasados lá a casa para um jantar já sabem que vão ter de me ouvir, além de comerem a comida já fria, que lá em casa janta-se à hora marcada, quem está está, quem não está estivesse! :)

Anónimo disse...

Grande verdade!!

Se há coisa que me tira do sério é a falta de pontualidade das pessoas. É uma falta de respeito para quem está no local às horas combinadas. É que eu nem consigo, depois de a pessoa aparecer, ficar indiferente à falta de respeito. Fico chateada, digo que fiquei chateada e, claro, o que era para ser uma tarde/noite bem passada torna-se um pouco "pesado" o ambiente.

Mas, paciência! Houve uma clara reacção causa-efeito. Chegassem a horas que já o ambiente tornava-se mais "leve"!Para uma próxima já pensam duas vezes antes de chegarem atrasados a algo combinado comigo.

Sónia Barreto

Bolinha* disse...

Adoro ela! É linda...

Anónimo disse...

Eu tambem sempre fui educada pelos meus pais a chegar a horas aos encontros.
O meu marido, nem por isso... E o que eu me pego com ele por isso... Se combinamos ás 19h, ele só chega ás 19:20 com sorte.
Quando o meu filho nasceu e ele chegava sempre atrasado ás consultas comecei a "mentir-lhe", se a consulta estava para as 9h, eu dizia-lhe que estava para as 8:45h...
Apesar de ainda não estar tão pontual como eu, já não se atrasa tanto como o resto da família dele.
Ainda no aniversario do meu filho fizemos a festa para a família e tinha combinado com todos para lá estarem ás 15h, para o lanche, e cantávamos os parabéns ás 17:15, que é a hora em que ele nasceu.
A minha família antes das 15h já lá estavam, e a família do meu marido nada...
Ligaram ás 16h a dizer que só a essa hora estavam a sair de casa, claro que apanharam transito (qualquer pessoa com dois dedos de testa que conhece o caminho sabe que aquela hora a um domingo apanha-se transito), e só lá chegaram ás 17:10h.
Ainda vieram com a desculpa do trânsito, mas só levaram uma boca do meu marido que lhes disse que se tivessem saído mais cedo de casa tinha chegado ás horas combinadas...
Confesso que não percebo essas pessoas...

Lima e Tequilla disse...

Ainda ontem tive um jantar de aniversário marcado para as 20:30h. Eu estava lá às 20:22. O jantar só começou uma hora depois e a aniversariante só chegou 45 minutos depois da hora marcada.

Andreia Pereira disse...

Odeio. Por vezes acontece um atraso de 5/10 minutos, mas por norma chego a hora, se depender só de mim. Se depender do mu namorado nunca chegamos a horas. Enerva-me!

carla disse...

Não compreendo essas pessoas....
Eu também sou como tu, chego sempre antes da hora, e o facto de ser mãe, não alterei em nada esse hábito.
Continua assim, que é uma grande lição de boa educação.Beijitos

CS disse...

E não houve nenhuma pessoa que se atrase por sistema que viesse aqui deixar um comentário :)
Se calhar até vão deixar, estão apenas atrasados...
Eu espero! :)

CS disse...

Obrigada a todos os vossos comentários. Compreendo todos perfeitamente, claro ;)

CoriscaRuim disse...

Pois eu herdei o bicho carpinteiro de meu pai que marcava coisas às 8 da manhã, mas às 7.55 já estava entrando no local combinado.
Mas eu também sou aquela que dá aulas às 8.30 e às 8.25 já está na sala, de sumário passado no quadro e livro de ponto aberto (eu sou controladora, eu sei!)...
Em contrapartida, também sou aquela a quem sai sempre na roleta a espera...tenho sempre de esperar por alguém, por algo, ter montes de gente na fila à minha frente, ter a senha com o número mais distante do que o que aparece no quadro...