ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dilema

Ando há umas semanas com um dilema: "Dou/não dou um biberão de leite artificial por volta da meia noite/1h da manhã a ver se aguenta mais tempo a dormir?"
Este dilema nasce porque a minha macaquinha no alto dos seus 6 meses ainda mama de 2h em 2h durante toda a noite. Sem falar das noites que não chega às 2h, nem das noites que é quase toda de 1h a 1h.
Escusado será dizer que desde que ela nasceu que as noites para mim não diferem muito dos dias em termos de descanso. Ando sempre com um olho fechado e o outro aberto.
O que mais oiço é: "Dá um biberão a essa rapariga!" "Ah, isso é manha!", "Dá-lhe água no biberão!", "Põe uma colher de papa no biberão!", "Enfia a chucha e deixa-a chorar!"
De todas as hipóteses a única a que me parecia uma possibilidade era dar-lhe leite artificial na mamada da meia-noite/1h. Sendo que ela adormece por volta das 20h à mama. Ainda acorda pelas 22h para mama novamente e quando acordasse pela meia-noite seria o leite artificial para encher a pança vendo se aguentaria pelo menos umas 3h/4h na melhor das hipóteses.
Fui adiando, adiando, achando-me incapaz de lhe dar leite artificial quando tenho materno. Não conseguia... até ontem.
Sentindo-me cada vez mais cansada pensei: "Pronto, fez 6 meses! Não lhe faz mal se beber 1 biberão por dia de leite artificial." (Digo isto porque tenho outro leite para lhe dar. Não tendo não teria qualquer problema em que bebesse sempre do artificial).
Assim foi.
Adormeceu pelas 19h quando mamou (ainda em casa de uma amiga). Já em casa acordou pelas 21h. Mamou e voltou a dormir. Pelas 23h ou pouco mais (perco a noção das horas) acordou e o pai foi-lhe dar o biberão. Berrou, reclamou, contorci-me no sofá de coração apertado e peso na consciência. Acalmou rápido e bebeu 130. Voltou a dormir. Depois disso tive uma noite como há muito não tinha. Coincidência ou não, houve choros, voltas e revoltas no berço, não teve mais de 2h para voltar a pedir mama. Fiquei mais cansada do que qualquer outra noite e decidi logo: "Risca biberão"
Tenho a cabeça feita em água.
Já me custa um pouco tirá-la e colocá-la no berço tantas vezes durante a noite. Afinal já deve estar nos 8kg e, numa ou noutra vez, parece que perco as forças nos braços.
Isto tudo é muito silencioso. Sem grandes reclamações porque vai logo à mama. O pai nem se apercebe e dorme naturalmente. Para mim é cansativo mas, pelo menos, ela não chora durante a noite.
Ontem, numa tentativa e aumentar o tempo entre as comilanças, não dormiu pai, não dormiu mãe, nem dormiu filha.
Pela primeira vez desde que é recém-nascida ela reclamou toda a noite numa aflição que não sabia se eram dores de barriga, dentes, vingança do leite artificial, tentativa de me punir, eu nem sei...
Voltamos esta noite às maratonas de mama. Com o tempo ela dormirá mais horas seguidas e, consequentemente, eu.
Não sei fazer melhor...

13 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente a minha já não mama leite materno, com grande pena minha.
Por experiência própria, dar leite artificial não a vai fazer dormir mais tempo. E muitas outras mamãs me disseram o mesmo.
Provavelmente ela nem tem fome, simplesmente gosta de sentir o mimo que a mama lhe transmite. Pelo que descreves parece mesmo ser isso, um certo vicio.
Podes tentar colocar a chucha para ver se ela aguenta mais tempo.
Ela ainda dorme no teu quarto? Há quem defenda que eles acordam mais vezes por sentirem o cheiro da mãe.

Elix disse...

Pelo que percebi não lhe dás papa ainda, vais ver que quando começar com papinha á noite dormirá mais horas... penso eu, mas nisto das crianças cada uma é como cada qual e nós mães só podemos seguir o nosso coração e tentar fazer o melhor... vai ouvindo opiniões e experimentando o que achares que pode resultar... bjs*

Ly* disse...

Antes de mais, parabéns por ainda estar a dar de mamar... É tão bom!
Eu só consegui fazê-lo até a minha filha completar 3 meses e alguns dias :)

Espero que consiga encontrar uma solução para o seu dilema... Para que consiga descansar!
Eu acordo a minha Bomboca por volta da 1h da manhã para lhe dar um biberão de leite. Inicialmente não bebia quase nada e acabava por acordar pouco tempo depois, com fome. Mas agora bebe um biberão cheio e depois volta a dormir a noite toda. Mas cada caso é um caso e, por isso mesmo, aquilo que resulta com a minha filha pode não resultar com a sua.
De qualquer forma, não baixe os braços!

CS disse...

Obrigada pelas vossas palavras.
A Alice já come papas 1 vez por dia e sopa 1 vez e fruta. Um dia experimentei dar papa às 20h. Foi um penar para a adormecer a seguir sem a mama. A proeza foi do pai. Às 21h30 já estava a chorar. Dei mama e voltou a adormecer.
O problema não deve estar na barriga vazia.
E sim, ainda está no meu quarto por causa de acordar tantas vezes por noite. Se tivesse noutro quarto passava as noites em pé...
Vamos vivendo um dia de cada vez.
Agora dorme como um anjo ;)

Dreia disse...

A ver se isso entra de uma vez por todas LOL... Isso só passará com o tempo, não há nada que a miúda possa comer à noite ou durante o dia que a fará dormir mais horas...
O meu come tudo (tem 14 meses) e ainda acorda três vezes na noite... nem me aborreço, pk mama e dorme e todos (eu pai e filho, continumos a dormir como se nada fosse)
Também fiz a experiencia da papa no biberão junto com o meu leite... nada feito o rapaz acordou como das outras vezes...
Pensa linda que, se hoje acorda de 2 em 2 horas, daqui a uns meses acordara de 3 em 3hr depois de 4h em 4h... pelo meio de dará 6 ou mais horas seguidas e voltarás atrás novamente... até aos 2 anos muita água ainda correrá por debaixo dessa ponte.
Agora o que já não posso ouvir é ouvir dizer que se comer isso ou aquilo à noite dormirá melhor... mentira, se por acaso isso acontece com o seu filho é porque é dele, não da comida...

Anónimo disse...

Na minha opinião, e não estando a julgar, o leite materno é suficiente, não é necessário leite artificial, porque eles ao acordar não é a fome, mas sim o normal, porque nós adultos tb acordamos a meio da noite mas estamos automaticados para voltarmos a dormir. E os bebés knd acordam é igual, uma das coisas que podes experimentar, é pegares numa peça de roupa tua (tipo cachecol) que tenha o teu cheiro enrolar num peluche dela e meter ao lado dela. E depois tens que começar a retirar a comidinha de noite (isso claro se quiseres) porque knd dormimos não temos fome e os bebés é igual. Sempre que ela chorar, pões lhe a chucha e dá lhe a mãozinha eles acabam por acalmar. O meu menino tem 11 meses, e dorme sozinho no seu quarto, ele dorme pelas 20:00/20:30 e é a última refeição dele, e mesmo assim ele acorda 2 a 3 vezes á noite (tem dias que dá folga)e eu não acendo luzes, não falo, nem olho para ele (pk diz k eles despertam)ponho lhe a chucha e dou lhe a mãozinha (tenho uma cadeira ao lado do berço dele) por vezes tenho que me sentar pk ele demora e outras nem por isso. Bebés é assim mesmo, e cada um é como cada um. Mas deixo te umas dicas se quiseres tentar. Beijinho e espero k as noites melhorem
Vânia da Graça

CS disse...

Dreia, realmente já tínhamos tido esta conversa e já tinhas falado da tua experiência :) Obrigada novamente. Tenho que ter paciência.

Vânia, vou tentar a peça de roupa ;) Obrigada pelas dicas e parabéns pelo menino de 11 meses. Ainda não a mudei de quarto... será um novo desafio daqui a uns tempos.

Insolente disse...

A do leite artificial também tentei e não resultou... assim como a papa... só senti melhorias (algumas)quando a mudei do nosso quarto (começou a acordar menos vezes)... a parte da chucha também ajuda assim como lhe dar algo de referência para junto dela... mas a minha inexplicavelmente deixou de acordar tantas vezes a partir dos 11 meses (não sei se foi quando lhe começamos a dar uma rotina de sono mais coerente): adormecer sempre no quarto dela e com luz de presença e tal... Olha, boa sorte e muita paciência!

Anónimo disse...

Olá
Os bebés são muito delicados e apanham as rotinas fácilmente, por isso, quando há algo que muda é normal eles reagirem.
O organismo do bebé quando está habituado ao leite materno raramente tem cólicas, então é normal que ao dar leite artificial (de vaca!) o organismo do bebé sinta e sofra alterações na digestão/absorção de certas substâncias. Estas fases são muito dificeis e por vezes complicadas de ultrapassar. Mantenha sempre a calma e tente revezar com o pai durante as noites. O pai pode perfeitamente dar o biberão com leite materno à bebé, não pode? A noite seguinte trocam os turnos. Se esta fase é dificil e o seu bebé ainda é muito pequeno uma boa solução é ter ajuda durante a noite.
Tenho uma filha pequena e outro a caminho, e acho que o segredo é passar a batata quente (quando deixamos de raciocinar) durante umas horas! Para a nossa cabecinha descançar e recuperar energias. Energias recuperadas soluções encontradas!

CS disse...

Eu desisti do biberão de leite artificial. Voltei apenas à mama. Às vezes ela aguenta 2h, às vezes apenas 1h. Mentalizei-me que é o ritmo dela e que tentarei levar da melhor forma.
Quanto à intervenção do pai a meio da noite, não sei se não me dará mais trabalho acordá-lo, ouvir a Alice reclamar do biberão (ela não é fã do biberão). Não vou conseguir ficar a dormir... já que acordo, dou mama. Vai ser mais rápido.
Agora sei que acorda pelo mimo da mama, porque sabe que vou pegar nela.
Ontem à noite ela acordou 10 minutos depois de ter mamado. O pai foi lá acalma-la. Berrou como se fosse o fim do mundo. Deixei-os uns 10 minutos. Depois não aguentei mais. Fui ao quarto, peguei nela e dei mais 10 minutos de mama. Adormeceu como um anjo por mais 2 horas.
Reconheço que (durante a noite) está habituada a adormecer com a mama. Já sei que vou penar se ela demorar para se desabituar...

Joana Alves disse...

Querida a tua saga da maminha é igual à minha... Tb eu, exausta de dar maminha de 2 em 2h ou de hora a hora, cedi ao leite artf. Comprei, pus papa adequada no biberon, p ver se rendia mais: resultado: 2h depois acordou e dei maminha e quando o deitei vomitou. 2h depois voltou a mamar e a vomitar. Esteve tda a noite queixoso, ao colo e a chorar. Resultado: viva a mama! O leite caiu-lhe mal epode ter alergia a proteina da vaca... Tb ele já nem pega no biberon, mmo q tenha o meu leite... tou lixada! e ele tb! Valha-me gostar da sopinha,mas nao abdica da maminha após a comer... um beijinho nosso! e que o nosso leitinho vá durando...

CS disse...

Joana, eu também desisti logo. Vai mama e acabou. Ela agora anda a fazer sonos de 4h.
Tudo tem o seu tempo e eles têm o deles. É preciso ter paciência.
Que idade tem o teu menino?
Bjs

P.S. Enquanto eles mamarem muito o leite nunca acaba.

Joana Alves disse...

O meu João Maria faz dia 8 seis meses. Os nossos bebés têm mais ou menos a mesma idade. De 4 em 4h? Que luxo e que Deus a mantenha assim... a ver se o meu me faz isso brevemente, senão eu caio pró lado! Beijos!