ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Somos o que comemos

Só há pouco vi a Grande Reportagem da Sic e é assustador ouvir dizer que o açúcar mata mais que o álcool ou a droga.
Perceber que temos crianças obesas e que essa obesidade é única e exclusiva responsabilidade dos pais. Afinal, são os pais que vão às compras... somos nós que abastecemos as nossas casas.
O outro dia a Alice perguntou-me: Mãe, quando eu for crescida posso comer chupas e chocolates?
Ela fez 3 anos e agora já sou um pouco mais relaxada nos doces. Já prova o bolo nos aniversários. Já comeu um pouco de gelado duas ou três vezes. Contudo, nunca comeu rebuçados, chupas ou gomas. Nunca provou qualquer sumo ou ice tea ou cola como já vi. Já sabe o que é chocolate. Provou e ficou fã mas nunca comprei nenhum e deve ter comido um bombom de chocolate duas ou três vezes no máximo.
Não sabe o que é natas ou qualquer outro tipo de bolos típicos dos cafés.
Em casa temos para ela bolachas integrais ou de arroz, bolachas maria e algumas vezes mulatas, nozes e amendoins. Estas são as guloseimas dela e aquilo que nos pede.
Preocupa-me que só coma vegetais na sopa. Que torça o nariz a muitos alimentos. Mas isso virá com o tempo. Estaria bem mais preocupada se ingerisse muito açúcar. Reconheço que o fato de estar em casa e não na creche a afasta dos doces, dos sumos que lá servem e das festas constantes de aniversário com os sacos de gomas.
Ela é uma menina grande. Pesa 16kgs e tem 1 metro. Está no percentil 90. Contudo, tudo sustentado com muita sopa ao almoço e ao jantar.

Sem comentários: