ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Entrevista a Clementina Almeida

Na Activa de outubro vem uma entrevista com o nome:"Porque é que o meu bebé não dorme?"


Estas foram as minhas partes preferidas:

Porque acordam tanto os bebés mais pequenos?
No início, os bebés acordam por imensas razões: porque têm fome, porque têm necessidade de conforto, ou porque têm necessidade de colo. O colo é uma necessidade tão básica como a alimentação. Portanto deve-se mesmo pegar neles ao colo quando choram. Nos primeiros tempos, é muito estranho para um bebé estar separado da mãe, e o colo ajuda a colmatar essa mudança.

Diz que deixar o bebé "acalmar-se" sozinho é um desânimo aprendido...
Sim, e mais tarde teremos crianças inseguras, desconfiadas, com medos, porque o que faltou foi essa vinculação do primeiro ano. Deixá-los chorar tem consequências terríveis para um bebé, porque entra em stresse total. Imagine que estava em perigo e que não havia ninguém para salvá-la. É isso que um bebé sente. O cérebro segrega a hormona do stresse, o cortisol, que queima literalmente neurónios e é altamente destrutivo numa altura em que estamos na fase mais importante de toda a nossa vida em relação ao desenvolvimento cerebral.

Portanto, não se deve mesmo deixar os bebés chorar...
Claro que não. Inclusive o médico que o inventou, o dr. Richard Ferber, já veio pedir desculpas. Porque é evidente que ele há 20 anos não sabia, como nós sabemos hoje, o que se passa no cérebro dos bebés.

Deve-se adormecer o bebé ao colo?
Deve, porque não há colo a mais. O colo só faz mal a uma coisa: às costas da mãe.

Depois ele fica "mal habituado"?
Então se calhar o melhor é também pararmos de lhe dar comida, porque ele pode habituar-se mal... Uma mãe que dá colo ouve a sogra, a mãe, os tios e toda a gente a dizer-lhe que ele vai ficar "mal habituado". A parte mais difícil não é dar-lhes colo, é ouvir os bitaites de todos os que estão fora.

Em destaque: :)
Os bebés têm manhas?
Isso é uma projeção das más intenções dos adultos. Os bebés só fazem o que é preciso para a sua sobrevivência, quer para garantir a sua nutrição física quer para a sua nutrição afetiva, porque nós também precisamos de ser nutridos afetivamente.


A autora deste livro e do blog: https://mylabforbabies.com/

Sem comentários: