ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 24 de julho de 2018

Bonecas das Preocupações

No programa de férias do colégio do António: "A família vai à escola", ofereci-me para fazer uma atividade na sala dele. Foi numa altura de muito trabalho e pouca inspiração mas lá consegui decidir-me pelo que fazer. Decidi reproduzir algo que a Alice tinha feito com a sua educadora e que eu achei delicioso e fantástico.
Existe uma lenda que conta que um povo maia em Guatemala construía uma bonecas minúsculas com paus, linhas e tecidos para as crianças. Estas serviam para que as crianças à noite, ao deitar, contassem as suas preocupações e colocassem debaixo da almofada. Quando acordassem as preocupações tinham desaparecido pois tinha a boneca ficado com elas.
Desta forma, pesquisei, procurei um livro que contasse a história (As preocupações de Billy), que partilhei na sala do António tentando desmontar conceitos como preocupação, problema, e, no final, foram construir a sua boneca das preocupações com ajuda das auxiliares, educadora, minha e da Alice que foi comigo, pois são muito pequenos (3 e 4 anos).
Depois levaram as suas bonecas para casa, num saquinho, com um papel que resumia a lenda e a finalidade da boneca, para que os pais tivessem o devido enquadramento da atividade.
A mesma ajuda a que as crianças aprendam a exprimir os seus sentimentos e preocupações. Acho uma lenda tão bonita.

O livro

Os bonecos feitos em Guatemala

Do livro

Trabalho realizado

A primeira da esquerda do António que mal trabalhou. Andava tão cheio de si pela mãe estar na sala com os amigos que só andava pelas mesas sem nada fazer.

1 comentário:

Carla Marques disse...

Que ideia tão gira! :) Hei-de fazer cá em casa com a Lara.
Também devo arranjar uma para mim. :D