ALICE

Lilypie Fifth Birthday tickers Lilypie Second Birthday tickers

terça-feira, 12 de junho de 2012

As refeições noturnas

A caminho dos 6 meses, a minha princesa faz umas 3 a 4 refeições noturnas. Bebe leite sempre entre as 20h e as 21h, altura em que adormece todos os dias. Depois já conto que acorde entre a 1h e as 2h da manhã para leite novamente. Volta a acontecer pelas 4h da manhã e sempre entre as 5h30 e as 6h30 da manhã.

Hoje recebi um email do Guia de Pais do Sapo.pt que dizia:

Terminar com as refeições nocturnas

Se ainda não o fez, é boa ideia começar a reduzir as refeições nocturnas.

Quase todos os bebés conseguem, fisicamente, passar a noite sem comer entre os 3 e os 6 meses.

Estabeleça um horário. Procure um padrão nas refeições do seu bebé, nas vezes que faz cocó e no sono e crie um horário a partir daí. É também útil ter em atenção outros eventos importantes, como o banho e as saídas, ao criar o horário. Isto ajuda o bebé a aprender o que o espera ao longo do dia — e a agir em conformidade.
Evite que a refeição faça parte da rotina de sono do seu bebé. Desta forma o seu bebé não irá associar a comida à cama. Se acordar a meio da noite, como acontece com todas as pessoas, durante alguns momentos, poderá estar à espera do biberão ou do peito para adormecer novamente. Se a refeição já fizer parte do seu plano anterior à hora de dormir, comece a refeição mais cedo e faça outras coisas, como o banho, antes de dormir. Diminua gradualmente a quantidade de leite antes de dormir e finalmente acabe com a refeição antes de dormir.
Quando o bebé acordar de noite, evite utilizar o leite para o confortar e o adormecer. Em vez disso, tente acalmá-lo com a sua voz ou com carícias. Não lhe pegue ao colo se o puder evitar. É importante incentivar as técnicas de auto-adormecer, como a chupeta ou o chuchar no dedo.

No domingo, dia da primeira sopa dela ao almoço, demos a papa perto das 20h e o pai foi fazê-la dormir. Levou cerca de meia-hora e muito choramingou. Ela bebe sempre o leite antes de dormir e esta alteração de rotina não lhe deve ter agradado. Pensei que com a barriga cheia de papa aguentaria mais tempo a dormir. Pois... antes das 21h30 acordou, chorou, mamou e só depois dormiu...
Não vale a pena. Acho que a minha filha agarrou-se a estas refeições noturnas de unhas e dentes....
Será que vou começar a deitar-lhe depois de brincar com ela em vez de ser sempre depois do banho e leitinnho?



2 comentários:

Anónimo disse...

Santa paciência!!

Estamos a criar robots ou crianças?? Não temos que fazer tudo "by the book". Cada criança é uma criança e cabe aos pais saberem o melhor para o seu bébé. Ninguém conhece melhor o seu bébé que os seus pais, os seus gostos, as suas rotinas, o que os acalma...

Se a sua bébé acalma com o leite antes de dormir, se acalma com o seu colo porque raio não se há-de fazer?

Esta fase passa tão rápido e é crucial para o bom desenvolvimento da criança.

Dê-lhe o seu mimo, o seu colo, o seu alimento que nunca é demais!

E pelo que eu leio no seu blogue eu sei que dá! :)

Sónia Barreto

CS disse...

Olá Sónia, penso assim mas nem sempre estou muito segura de mim.
Tento fazer o que acho melhor para ela colocando o meu descanso em segundo plano.
Acho que nos estamos a sair bem ;) com muitas refeições noturnas mas se fossem gritos e choros e doenças é que era grave.
Tenho uma eternidade para descansar quando partir ;)