ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 15 de maio de 2018

Dizem que só quem passa é que sabe...

Dizem que só quem passa é que sabe,
Dizem que é um dor que não se explica,
Dizem que chega de mansinho,
Dizem que não o sentimos chegar no barulho dos carros, nas conversas com os colegas, nas discussões familiares,
Dizem que quando se faz ouvir já tomou conta de nós de uma forma tão poderosa que tudo o resto é silêncio no som ensurdecedor que se transformou
Dizem que depois disto nunca mais seremos os mesmos,
Sempre que ouço que mais uma pessoa sofre de depressão eu quase que choro, sinto-me como a minha Alice que me diz “Mãe, eu quase não aguentei as lágrimas nos olhos”, e quase que não aguento mesmo,
E sinto a impotência que a pessoa deve sentir em não se conseguir ajudar, como eu não a consigo ajudar e sinto como se ninguém a conseguisse ajudar,
E há uma parte de mim que se entristece, mesmo que essa pessoa não me seja próxima, porque uma parte de mim que pensa nela, nos filhos dela, na família dela, nos amigos dela,
E penso no porquê? Como? Como alguém desiste de si? Como alguém desiste dos filhos? Que sofrimento é esse incompatível com a vida? E como? Como não há médicos que consigam ajudar? Como se recorre tanto a químicos que não apagam problemas, químicos que apenas devem iludir, esconder e fazer com que a pessoa se levante de manhã mesmo que não o queira? E os problemas ficam? A tristeza permanece? A vontade de não viver é camuflada com nomes complicados que aprendem a dizer de trás para a frente de todas as vezes que os pronunciam num balcão da farmácia.
Que doença horrível é essa que chega a qualquer um, rico, pobre, com filhos ou sem filhos, com uma carreira de sucesso ou um desemprego prolongado? Que doença é essa que cresce cada vez mais e nos atinge a todos, direta ou indiretamente?
Dizem que só quem passa é que sabe?
Eu respeito quem sabe…

1 comentário:

A TItica disse...

Por acaso ai na ilha, só este mês soube de duas raparigas novas, bonitas a se suicidarem por causa de depressões... é assustador o que devem ter passado dentro das suas cabeças para no fim acharem que ir era melhor que ficar....

Beijinho
https://titicadeia.blogspot.pt/