ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Ela dá boas noites?"

Quando as pessoas perguntam pela Alice há sempre uma questão que vem logo ao de cima como se fosse a maior dificuldade para quem tem bebés:
"Ela dá boas noites?"
Eu respondo que sim. Que apenas acorda 2 a 3 vezes para comer.
De seguida vem o espanto: "Ah, a partir de 1 mês ela já tem de dormir toda a noite!"
Mas se ela acorda com fome durante a noite vou fingir-me de morta? Vou fingir que o choro dela é música de fundo da casa do vizinho? Enfiar-lhe a chucha e esperar que esse gesto lhe sacie?
Eu sei que até pode não ser sempre fome... pode ser vontade de se encostar a mim... saudades do conforto que encontra na mama... Mas como nunca sei o que comeu na última mamada, não posso negar-lhe leite?
Já várias vezes pensei dar-lhe um biberão de leite artificial quando acorda pela 1h da manhã a ver se aguenta até às 6h/7h da manhã e fazer desaparecer a vez que ela pede por volta das 3h/4h.
Já cheguei a dizer a B. Ele respondeu que seria como eu achasse melhor, que dava ele o biberão (ela não aceita da minha mão).
As noites vão passando e eu digo para mim mesmo: "Talvez amanhã!"
É verdade que não descanso o devido. É verdade que os meus sonos não ultrapassam as 2h ou 2h30. Mas eu aguento e ainda sinto que estou a fazer o melhor. Quando deixar de o sentir vou agir de forma diferente e talvez fazer como muitas mães me aconselharam em enfiar uma colher de papa no leite saciando-os durante largas horas.
Há quem diga que ela agora adquiriu o hábito de comer durante a noite e que o vai fazer sempre.
Nestas coisas, sigo muito o meu coração e as orientações da pediatra e enfermeira. Como ainda não discuti este assunto das noites com a pediatra, estou apenas a seguir o meu coração de mãe. Ele diz-me que posso ficar mais cansada com esta minha atitude mas diz-me que fico muito mais feliz e relaxada por sentir que o meu bebé recebe o melhor que lhe posso dar.
Os hábitos põem-se e tiram-se. Ela ainda nem fez 5 meses. Tem tempo para se despedir da mama, das comidas noturnas e do nosso quarto.
Daqui a uns dias está nas sopas e na fruta. A ver vamos como correm as noites.
Até hoje ela dá-me boas noites. É um pouco comilona e sente a minha falta durante a noite. Como as minhas saudades também são sempre muitas vamo-nos encontrando a meio da noite.
Até hoje consigo aguentar-me bem durante o dia, apesar dos sonos curtos e constantemente interrupidos.
Talvez amanhã...


Anne Hathaway by Craig McDean, 2011

2 comentários:

Confesso Amor disse...

As regras nao devem ser rigidas ...mas sim adaptaveis a cada caso. Se voces se entendem assim...nao mudes....têm tempo :)

Dreia disse...

Olha linda o meu tal como tantos come de tudooooo... e ainda assim acorda de noite... ela acorda pk tem de o fazer... nós tb acordamos de noite, mas processamos que é para voltar a dormir, muitas vezes nem nos apercebemos e descansamos apenas com uma mudança de posição. Ela tb terá a sua altura em que será suficiente mudar de posição e não te irá pedir para mamar.