ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

É tão fácil dizer pilinha!

Alice já fez 4 anos e eu ainda não encontrei um nome para a vagina dela. Não consigo chamar-lhe rosinha, florzinha, passarinha ou nada do género. Não me sai... não parece natural.
Tenho evitado chamar aquilo pelo seu nome ou por outro qualquer mas, de vez em quando, no banho refere-se aquilo como rabinho. Não! Isso não de todo!
Tive que esclarecer a confusão. Rabinho é uma coisa e aquilo é outra que, apesar de muito perto, não tem nada a ver.
Disse-lhe: "Alice isso é a... vagina!" Ela responde: "Uma vaginaaa, mãe?!"
Eu sei que é um nome pesado, de gente adulta, talvez não muito apropriado para uma menina tão pequena. Mas o meninos têm pilinhas e é tão fácil dizer, é comum, assumido por todos. As meninas têm flores (mas também existem flores mesmo), têm rosinhas (mais flores), têm passarinha (também há na natureza). Isso causa confusão! Agora pilinha não causa confusão. Pilinha é uma pilinha e só os meninos têm!
A minha filha só tem 4 anos e já tem uma vagina...

17 comentários:

Maria disse...

temos que chamar as coisas pelos nomes :)

Anónimo disse...

:-) a minha filha também tem 4. Ainda pequenina a avó na casa de banho disse-lhe que tinha de lhe limpar a piteca e ficou até hoje. É realmente difícil arranjar um termo adequado. Também acho vagina muito pesado, tanto é que quase ninguém diz pénis para menino... é pilinha.

CS disse...

Pois, pilinha para menino. Fica bem, cai como uma luva e excluímos o pénis que realmente é pesado. E menina? Piteca calhou aí. A minha mãe já lhe chamou de pachonina. Mas não pegou...

Anónimo disse...

Nunca comento, mas hoje posso dizer que fui ensinada que os meninos têm pilinha e as mininas têm uma pombinha. Hoje continuo achar que vagina é uma palavra muito pesada e evito usa-la com crianças.

Anónimo disse...

A minha filha com dois anos chama-lhe pipi..Pode não ser a melhor invenção, mas é menos pesado :)

CS disse...

Pombinha nos Açores (onde vivo) é o mesmo que pilinha :)
Pipi, pode ser uma opção...
Realmente, vagina é forte. Nunca foi uma questão lembrada para colocar à pediatra. Vou abordar na próxima consulta. Pode ser que haja um outro nome mais light e que se adapte melhor.

Leni disse...

POr aqui ainda é pipi!

Me disse...

Pipi é pipi. Vagina tecnicamente até induz em erro porque é o canal e a menina quando se está a lavar está a lavar a vulva... ou seja, entre usar um termo mais infantil ou ensinar mal, então pipi catano!

Unknown disse...

Por aqui usamos pipi!!!

Unknown disse...

Por aqui é pipi. Parece-me suficientemente leve e esclarecedor. :)

Ela disse...

Papixa, não queres? Queres inovar? Pipinha é giro.

Mammi Cris ♥ disse...

Realmente pilinha é muito mais fácil :) o Gonçalo diz que a mãe e as outras meninas têm uma moranguita (foi o que me saiu quando ele perguntou pela primeira vez) :)

Anónimo disse...

Aqui também é pipi....

CS disse...

Pois, Me, cum catano, costumas ter muita razão nas coisas que dizes! Realmente, fala-se muito em vagina mas a vagina é o canal interior, vulva é, sem dúvida, o termo científico para o órgão externo.

CS disse...

Obrigada pelas partilhas do pipis que estão em maioria.

Sofia disse...

Por aqui é pipi ou pombinha! :)

Elix disse...

Ando muito por aqui mas raramente comento, hoje calhou ;)
Por aqui chama-se pipi. Era assim que a minha mãe chamava. Antes de ter a minha filha achava que queria dizer sempre a verdade e chamar as coisas pelos nomes, mas na prática não é tão linear como quando pensamos ;) por isso por aqui é pipi e rabinho ;) (a minha piolha tem quase 5)
beijinhos