ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 29 de junho de 2016

"À beira de um ataque de nervos"

Quando era mãe apenas da Alice achava que um bebé era delicioso mas que dava muito trabalho, que exigia de mim fisica e mentalmente. As noites mal dormidas, os choros, as fraldas implicavam desgaste, tempo e exigências constantes.
Imaginava o crescimento dela, o deixar a fralda, a mama, o acordar de hora a hora e que tal significaria uma maior liberdade, uma maior descontração, logo, tudo mais fácil.
Ela cresceu, deixou a chucha, a fralda, o acordar 4 ou 5 vezes durante a noite e tudo ficou mais... difícil.
São os "porquês", os "mas", os "eu sou uma criança", os "não gosto de sopa", os choros de birra e frustração, os gritos (meus) e tudo ficou mais... difícil.
Agora que tenho uma criança e um bebé vejo que é tão fácil cuidar de um bebé. As fraldas são descartáveis, as chuchas às meias dúzias, a sopa dada à boca sem gritar "não gosto de sopa", as vezes que acordo à noite não são nada comparado com as vezes que desejo apagar durante o dia no meio de uma birra.
E no meio do caos penso que deixei de ser uma mãe paciente, que sou mais incapaz do que era, que nem sempre sei a resposta certa que substituo pelo grito.
Uma vénia às mães de dois, de três e de quatro que gerem e vivem de sorriso no rosto, de calma nos lábios, de gritos silenciosos.
Eu aprendo e desaprendo todos os dias, cresço e diminuo várias vezes ao dia mas sempre no desejo de fazer o melhor por eles e por mim.


5 comentários:

Sofia disse...

A sério?? (cara de pânico). É que eu também passo a vida a pensar em quando isto ficará mais fácil...quando ela deixar de mamar de noite...de acordar varias vezes de noite...começar a comer connosco à mesa. É utopia? Mas confesso que isto é uma mistura de sentimentos, por um lado quero que ela cresça para tudo ficar mais fácil, mas por outro não quero ficar sem a minha bebe...acho que depois vou ter saudades desta fase!! dá muito trabalho (penso eu) mas está numa fase tão gira. 7 meses!!

bj

Liliana Pereira disse...

A semana passada quando as birras resolverem re-aparecer por cá, podia ter escrito isto...

CS disse...

ML, andamos por ciclos ;)

CS disse...

Sofia, umas coisas melhoras outras pioram. Todas estão ligadas à nossa força, disponibilidade física e mental. Mas é sempre bom e saudável. Faz parte do crescimento.
Felicidades! Já passaram 7 meses?!!! (penso seres a Sofia que o outro dia aqui comentava grávida)

Sofia disse...

Sim, Cláudia. :) Sou essa que comentou estar gravida. É verdade...já tem 7 meses e meio a piolha. Isto passa a voar! ;)

Beijinho