ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Consulta na pediatra

Fomos à nossa consulta do primeiro mês. A escolha recaiu sobre uma pediatra especializada em desenvolvimento. Penso que estará mais atenta a certas questões que um qualquer outro pediatra.
Colocámos as nossas dúvidas e receios e, sem pressas e com muita simpatia, tivemos todas as respostas, ou, pelo menos, tivemos um ponto de vista mais clínico que a opinião das avós e tias.
Se têm manias e manhas tão novos? A médica disse que não. É impossível tão cedo terem vícios ou perceberem que para uma determinada causa há um específico efeito.
Disse-nos que nesta idade eles precisam de muito mimo, muito colo, muito embalo. Que é normal a aversão ao berço em relação ao colo. Que gostam de se sentir aconchegados. Que quando choram não devemos deixá-los chorar por muito tempo para que percebam que não precisam chorar muito para que alguém os socorra.
Aconselhou-nos a colocar algo no fundo do berço a tocar os pés do bebé. Disse que eles gostam de ter os pés a tocar em algo pois foram 9 meses enrolados no útero. Já coloquei uma mantinha a fazer um rolo a ver se se sente mais segura. Dormir sempre com a barriga para cima (já o fazíamos) e com o colchão inclinado (já tínhamos colocado um cobertor dobrado e manta entre o berço e o colchão para conseguir a inclinação dos berços na maternidade) pelo menos no primeiro mês.
Em relação à mama tenho que fazê-la perceber que a mama é apenas para se alimentar. Deixa-la no máximo 30 minutos e só voltar a dar passadas 2 horas do início da última vez que mamou, caso peça. Disse para me fingir de morta caso ela não peça passado esse tempo, que voltará a pedir quando tiver fome :)
Durante a noite já estamos mais regulares, levando quase 4 horas para voltar a comer. Durante o dia é que estamos com mais problemas. Parece que a situação das primeiras semanas se inverteu. Menos mal pois assim o pai já não se levanta às tantas da noite para a embalar no meio do choro e luta contra o sono. Ela tem ido à mama e depois adormece.
De resto, tudo bem com a princesa. Cresce a olhos vistos e está bem de saúde.

4 comentários:

Clouds of Chocolate disse...

CS gostei muito de saber as novidades :)
Beijinhos

PIRII disse...

Tens a certeza que a tua médica é formada e não apenas uma charlatã?

Repara:

Primeiro diz:
[begin quote] É impossível tão cedo terem vícios ou perceberem que para uma determinada causa há um específico efeito. [end quote]

depois diz:
[begin quote] Que quando choram não devemos deixá-los chorar por muito tempo para que percebam que não precisam chorar muito para que alguém os socorra. [end quote]

Em que é que ficamos? Eles percebem ou não percebem algo sobre as causas e os efeitos?

Acho que devias voltar à médica e dar-lhe um par de estalos. E chamar-lhe parva. E fazeres um pé de cholé.

CS disse...

Tá caladinho. Pensei nisso ao escrever o post mas tava a ver se ninguém reparava. Mostra-me o teu diploma, nerd!!

PIRII disse...

ahahahahah

eu quando estiver aí vou fazer uma "visitinha" à tua "médica".