ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Manias" ou "Manhas"

Será correcto dizer que um bebé com poucos dias já tem manias ou manhas?
Se nada do que agora acontece com eles acontecia no útero como poderão ter eles vícios com tão pouco tempo de vida?
Eu não sei e espero esclarecer algumas dúvidas esta semana na primeira consulta com a pediatra.
Se a Alice tem ou não manhas, eu não sei mas se as tiver bem podem ser as seguintes:
1- Gosta de adormecer na mama ou no colo do pai;
2- Dorme bem durante o dia e à noite anda irrequieta, agitada a lutar contra o sono;
3- 60% das vezes que vai para o berço depois de ter adormecido numa das hipóteses do ponto 1, acorda e começa novamente no berreiro;
4- Recusa chucha convictamente.

Alguém tem alguma fórmula mágica, uma receita milagrosa para que ela adormeça sozinha no berço, para que eu não sucumba ao choro dela, para que as "manias" ou "manhas" que existem ou não, possam mesmo não existir?

Sinceramente, eu não sei se o que faço é correcto ou não...

Anna Paquin

11 comentários:

Fashionista disse...

é tudo muito difícil. Eu dava colo, claro, mas na hora de adormecer não, não os adormecia ao colo. Colocava no berço.. mas claro, cada bebé é único!

Contos da Crisani disse...

É a Alice a criar a sua personalidade. Por vezes resulta o banho ser à noite.

Anita disse...

ha tanta teoria, que se deve deixar no berço, nem que chore um pouco, ha-de se calar e habitua-se,( Método Estivill ) tenho umas amigas k o fizeram e conseguiram, com a minha nunca deu, nunca adormeceu no berço e mesmo com o choro nunca ficou, e eu não conseguia deixa-la a chorar daquela maneira, para ela esse metodo nao resultou...adormecia sempre no colo e depois berço. sempre foi muito dificil com o dormir, ainda hoje o é, faz tudo para nao dormir...

Anónimo disse...

Minha querida CS.... :)
Da Daniela, assolaram-me exactamente essas mesmas questões... Principalmente a de adormecer ao nosso colo e quando a punhamos na cama dela ou mesmo na alcofa, parecia que havia ali picos e a miuda acordava aos berros! E eu incapaz de a ouvir chorar pegava nela e, ou adormecia-a ao colo ou então deitava-a na minha cama. Ora isso reflectiu-se até hoje: a Daniela raramente adormece no seu quarto e há dias em que adormece na nossa cama e deppois lá vai o pai deitá-la na dela...
Agora da Matilde, dissemos q não íamos cometer o mesmo erro e que nada de adormecer ao colo, e adormecer é sempre na caminha e tudo e tudo.... ah ah ah...pois é... a mãe que consiga ouvir o seu filho chorar e ignorar sem lhe pegar ao colo que se chegue à frente, pq euzinha não consigo...
;) A fómula mágica cá em casa é: mimar muito, dar muito colinho, beijinhos e calor da familia. O resto é o que for. :)

Um beijinho p ti e Alice!

Flutuações da mente disse...

Bem...
Relativamente a gostar de adormecer na mama ou no colo do pai (quem não gostaria eheheheh). Ela precisa muito de se sentir segura num ambiente desconhecido. Devagar é bom que a façam adormecer na cama. O "desmame" é feito gradualmente.
Quanto a dormir bem durante o dia e à noite andar irrequieta - tem a ver com os horários quando estava na barriga. Acontece a inúmeros bebés. Com o tempo vai habituar-se aos tempos da vida cá fora.
3- deixa-a chorar, conforta-a, fica ali ao pé dela. Ela lentamente vai perceber que a figura de conforto está por ali perto e vai ficando mais segura, mais tranquila e vai deixar de se assustar.
4- Recusa chucha convictamente - para quê usar?????? é algo que os bebés não precisam. É uma ideia que nós temos que nos serve muito mais a nós. A criança chora e nós bomba, chucha para dentro. Se ela não quer, melhor... não terás de tirar posteriormente.

Beijo beijo

Ela disse...

eu penei o gadelho a educar o meu no berço, mas ele gostava de chucha e desenrascava bastante assim.

Fátima disse...

Eu tive as mesmas questões...e até hoje lembro-me do que o pediatra me disse na 1ª consulta: "Nunca, mas nunca negue mimos ao seu filho. Ele precisa deles."
Cada criança é unica, e acredita que por mais conselhos que ouças ou por mais que leias...vais encontrar a tua propria solução. Se é a mais certa? O que é certo para mim pode ser errado para ti...
Boa sorte (e noites bem dormidas!!!)

Alminhas disse...

Eu só posso falar do meu caso pessoal. E em relação aos sonos e aos horários eu fui desde logo alertada pelo pediatra para os seguintes erros que segundo o mesmo, estragam as rotinas diárias do bebé.
As regras foram:
- O bebé só dorme na cama e no quarto dele à noite. Durante o dia dorme na espreguiçadeira ou noutra caminha, noutro sitio da casa.
- O bebé tem que diferenciar o dia , da noite e por isso temos que levantá-lo de manhã e integrarmos o bebé na nossa rotina e jamais fechar as cortinas para tirar a claridade do dia, ou baixar o som da tv, rádio, ou reduzir o tom da voz para facilitar o dormir do bebé.
Com estas regras nunca tive problemas nenhuns com o F.
No meu caso, quando o F. procurou e aceitou pela 1ª vez a chucha, isto porque os sonos eram rápidos/curtos e acordava assim que o tirava do colo, foi quando o meu leite deixou de o alimentar o suficiente. Coitadinho ainda passou fomeca uns quantos dias:(
Beijinhos

CS disse...

Obrigada pelos conselhos. Estou em fase de adaptação... espero fazer sempre o melhor :)

Anita disse...

e vais fazer sempre o melhor, segue o teu instinto e estas a fazer o melhor pela tua Alice. beijinhos

Mammi Cris ♥ disse...

este post parece que foi escrito por mim CS... partilho o mesmo contigo! :)