ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Post de utilidade dentária

Ontem na minha visita dentária, a médica (especialista em doenças das gengivas) disse-me que não se devem usar elixires todos os dias. Disse que é o mesmo que estar sempre a colocar betadine numa ferida, mesmo depois de já estar curada. Foi mais longe, que todos os elixires têm álcool e açúcar para disfarcar sabores. Ambos fazem mal aos dentes e gengivas.
Assim sendo, elixir quando se tem alguma gengiva inflamada, usando uma semana a 10 dias ou quando se tem dores de garganta. Também é importante usar depois de algum tratamento aos dentes. De resto, pasta de dentes e escova. Diz que o que pouparmos num ano de elixires dá para fazer uma consulta anual de limpeza e ainda jantar uma vez fora.
Fica a partilha de algo que me causou profunda admiração por desconhecer por completo. É impossível ficarmos indiferentes a tanta publicidade de boca e dentes radiosos e não pensarmos que ficaremos de boca igual se usarmos algum elixir que nos exploda na boca levando bactérias e cáries.



3 comentários:

Kelle disse...

Isto é caso para dizer "cada cabeça sua sentença". Tenho uma amiga que a irmã é dentista e que diz que se usássemos elixir todos os dias era muito melhor porque reduz drasticamente o número de cáries que aparecem. Vá alguém entender estes dentistas :)

S@ndr@ disse...

O meu dentista também me diz para não usar elixir. Disse também que a marca da escova ou do dentifrico é indiferente, o que é importante é escovar muito bem os dentes e usar sempre fio dental. O dentista anterior dizia que usar muitas vezes o fio dental que danificava as gengivas....

Dia - a - Dia disse...

Olha ainda bem, porque eu é raro usar, porque esqueço-me de usar diáriamente. Só mesmo quando o rei faz anos.