ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O desfralde

Já há tempos que dizia a B.: "Temos que começar a tirar a fralda à Alice." Ele respondia-me sempre: "Ainda não estou preparado. Vamos tirar-lhe a chucha!" Eu ripostava: "Ah, a chucha não... eu não estou preparada." (apenas a usa no quarto para dormir)
Sim, ela é que passará pelas mudanças mas são dos pais os maiores receios e anseios.
Na sexta-feira, começou. Ia mudar-lhe a fralda e ela disse que não a queria. Uma amiga que estava comigo disse-me: "Aproveita!"
A medo deixei-a livre fralda. Pensei no fim-de-semana de 4 dias, pensei que era mais que a altura, pensei que ela já estava tão crescida, muito desenrascada na linguagem e não teria dificuldade nenhuma em explicar-se ou entender-nos.
A fralda é colocada quando vai dormir ou quando saímos de casa. Ainda não arrisco em grandes aventuras...
Em casa tem corrido bem. As primeiras vezes quando avisa que está a chegar o xixi já ela está de pernas cruzadas, imóvel, com o xixi a correr-lhe pelas pernas. Já aconteceu avisar a tempo, ainda conseguir escolher um livro ou um brinquedo e correr para a sanita gritado: "Rápido, mãe!" Outras vezes diz que quer, vamos a correr e depois nada faz...
Está a correr calmamente, sem forçar, sem stress (alguma correria com ela no colo em direção à casa de banho várias vezes ao dia).
Em casa, sempre sem fralda. Na rua continuamos como de costume.
Já começámos a poupar nas fraldas. Uma para a sesta, uma para a noite, uma ou outra consoante as saídas diárias.


Cá em casa ninguém gosta do bacio. Ele anda por cá mas nunca foi usado. Ou fralda, ou chão ou sanita.

4 comentários:

Ela disse...

Quando tirei a fralda ao meu filho, fiquei trancada em casa durante 3 dias, para não ter de meter quando saísse. Depois, antes de sair de casa, ia sempre ao wc para fazer um chichi. Só metia a fralda na hora de dormir. Fazer o desfralde foi das coisas mais complicadas para mim.

CS disse...

Ela, pois sei... até que foi muito rápido mas é sempre um pouco dramático para nós ;)

CS disse...

Pimenta, pelas pernas abaixo é fundamental para tomarem consciência, penso eu! Tem sido pacífico mas com muitas idas à casa de banho que 90% não dão em nada...

Kaipiroska disse...

Cá por casa vamos começar a tentar este verão. Muito xixi no chão prevê-se...