ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O peso do António

É sabido que ando preocupada com o peso, ou melhor, evolução do peso do António.
 Há poucas semanas fiquei muito apreensiva com o pouco aumento que ele tinha. Talvez a maioria recorresse ao suplemento a par do leite materno mas essa solução seria para mim o último recurso pois acho que é o primeiro passo para o abandono gradual da mama. Tal não faz parte dos meus planos a curto prazo.
Assim sendo, optei por levar o António à mama em intervalos mais curtos. Dormiu colado a mim umas noites para que mamasse mais vezes mesmo à noite.
Resultado: em 6 dias aumentou cerca de 270gr, ou seja, 44gr ao dia.
Já me sinto mais descansada mas não totalmente relaxada. Volto a pesar em 15 dias.

Futuras mães que desejam amamentar: Não há leites fracos e fora algumas exceções todas as mulheres produzem leite. Se o bebé não aumenta o suficiente pode estar a fazer mal a pega, pode estar a ir poucas vezes à mama ou a retirar pouco. Não devemos desistir à primeira dificuldade. É fundamental procurar ajuda nos profissionais de saúde (alguns, outros espetam logo com os suplementos) ou linha de apoio à amamentação.
Não sou fundamentalista e a decisão cabe a cada mulher, só me entristece quando a desistência passa apenas por falta de informação ou apoio.

6 comentários:

Eliana disse...

Completamente de acordo contigo e já deves saber, mas a pediatra do Diego disse-me que entre os 2 e os 4 meses, bebés alimentados à mama não engordam em linha... é "aos solavancos".. ou seja, numa semana podem engordar mt e na semana seguinte não engordar nada, embora mamem da mesma forma. Por isso, se daqui a 15 dias ele não tiver aumentado tanto, não stresses, deixa passar + 15 dias e tira as tuas conclusões depois disso.
Beijinho

Kiduxa disse...

A minha Alice tem 28 meses e ainda mama. Nunca entrou leite de lata cá em casa. Nunca usou biberão. Mas cada caso é um caso. E eu trabalho a 50kms de casa, estou 10h, 11h longe dela desde os 6 meses. E só introduzi comida aos 5 meses e sempre com muito pouco sucesso. Nem imagino o que passou no infantário por não querer comer. Só depois dos 9 meses é que melhorou nesse aspecto. Amamentar só é mais cansativo nos primeiros meses depois é só mais um momento tão bom de mimo. Acho o máximo amamentar uma mini menininha.

Liliana Pereira disse...

Completamente de acordo!! Desta 2.ª vez quero ver se a amamentação corre ainda melhor do que primeira!

CS disse...

Obrigada pelas vossas partilhas. Eliane, eu não sabia. Fico mais descansada.

Unknown disse...

Como gostava de ter lido testemunhos como estes há uns meses... hoje nao teria dado leite adaptado ao meu bebé... era (sou) inexperiente e a responsabilidade de ter um bebé prematuro que não aumentava de peso fez-me introduzir o LA.. hoje não o teria feito, teria dado mais vezes ainda! No entanto, com quase 8 meses ele ainda mama!! Pena que nunca produzi muito... beijinhos

CS disse...

Rabiscos, a pressão é muita e ainda por cima tinhas um prematuro. Excelente ele ainda mamar. Bjs