ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O leite e o biberon

Desde a consulta (uma semana) que o biberon desapareceu das nossas vidas. Foi a própria Alice que o colocou no lixo numa atitude de emancipação (sem perceber muito bem as consequências).
De vez em quando ainda pergunta pelo "bi", mas logo responde ela que foi para o "ixo". Nunca mais houve pedidos de bi a meio da noite, nunca mais houve choro para dormir a beber o seu bi, nunca mais bebeu 2 bis por dia, um ao deitar, um ao acordar.
Na verdade, leite, leite, assim, goela abaixo, nunca mais... há a papa, os iogurtes e um dia em que a convenci a comer cereais da Bledina com leite e outro dia conseguiu o pai.
O pai mais descansado, crente que a papa e iogurtes são suficientes para a dose diária de cálcio. A mãe mais preocupada, alarmada por ter uma filha de 2 anos que gostava tanto de leite (bem... acho que gostava era muito do biberon) e agora não cai uma gota naquela goela.

Tentativas:
1. Leite de fórmula aquecido à temperatura que bebia no biberon, dado no copo da água;
2. Leite de fórmula aquecido à temperatura que bebia no biberon, dado numa caneca nossa;
3. Leite de fórmula aquecido à temperatura que bebia no biberon, dado no copo com palhinha;
4. Leite Mimosa de pacote, com palhinha;
5. Leite mimosa de pacote, aquecido numa caneca nossa com palhinha;
6. Leite mimosa aquecido com cereais num prato dela;
7. Leite mimosa à temperatura ambiente com cereais num prato dela;
8. Leite mimosa num copo de água dela, esquecido na gaveta;

Resultado: "Mãe, não gota!", mais resultados: "Não, não gota, mãe! Não queeeeeeé!"

Ontem, já inquieta para ressuscitar o biberon do cemitério de biberons, mandei sms à pediatra, querendo dizer-lhe: "Pode fazer o favor de vir dar leite à minha filha que, segundo os seus aconselhamentos médicos, é crescida demais para o biberon!" Mas pronto, a decisão foi minha, melhor, foi familiar e terei eu que resolver a questão. Lá expliquei o que se passava.

Ela responde-me: "Ela come papa e iogurtes. Experimente os cereais tipo estrelitas e o Nestum, até Nesquick vale, mas sem insistir e ela desiste da birra. Força."

A modos que já decidi comprar a farinha não láctea para juntar leite na feitura e vou tentar o Nestum, já que as estrelitas fazem parte das tentativas falhadas. O Nesquick ficará para o desespero de causa, uma vez que aquele mini corpinho ainda não conhece o sabor do chocolate.

12 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

O meu filho do meio também não gosta do leite normal. Valem os iogurtes, as papas com leite, as papas liquidas cerelac. Um leite que ele ainda bebe um pouco é o leite de morango da mimosa. Mas há crianças que não gostam mesmo de leite, desde que comam os derivados não há problema. Ainda tenho o pacote para te enviar, mas confesso que não tenho tido tempo...:( afinal fui eu que me enganei no número da porta. Assim que conseguir um tempinho, a ver se vou aos correios. Beijinhos

CS disse...

Jardim, o problema é que ela bebia o leite todo num só golo no biberon. Fosse o de fórmula, fosse o leite de pacote (já tinha experimentado quando ela fez 1 ano mas voltei à fórmula porque nessa semana ela pedia o leite 3 vezes por noite).
Não conheço as papas líquidas. É de beber?
Quanto ao pacote, não te preocupes ;) no meio de uma família tão grande nem sei como consegues pensar nessas coisas :)
Bj e obrigada pela partilha

Ana disse...

Aconteceu-me exactamente o mesmo. Já desde Outubro que largou o biberon, mas a quantidade de leite nunca mais foi a mesma!

cindy disse...

Quando começámos a fazer o desmame tivemos um problema idêntico porque a Pinypon não pegava no biberão. Lá tivemos a ideia da palha e assim tem bebido o leite de vaca gordo desde os 15 meses. Já experimentaste dar-lhe um daqueles pacotinhos pequeninos d eleite? Pode ser que ache piada por ser pequenino!

xoxo
cindy

CS disse...

Ana, como tem bebido?

CS disse...

Cindy, no desmame também foi complicado. Ela não queria o biberon. Andou à colher e depois lá foi.
Agora, o leite até continua o mesmo (ainda tenho o de fórmula para acabar) e vou tentando também o de pacote. Já tentei os pacotes pequenos com palha que temos já em casa mas não quer. Bebe um golo e diz que não gosta...

Jardim de Algodão Doce disse...

Sim, são papas lácteas líquidas da cerelac para beber. É o que o G. bebe muitas vezes de manhã.

Mãe de gémeos disse...

Os meus como gémeos que são deixaram de fazer tudo ao mesmo tempo, deixaram de querer biberão antes dos 2 anos, papas também não queriam, a solução que encontrei foi começar a dar cereais ( eles comiam e depois bebiam o leite que ficava na tigela)e claro adoravam iogurtes, mas há alturas que também não querem.

CS disse...

Queria eu que ela bebesse o leite com os cereais. Vamos ver como corre...

Anónimo disse...

A minha tem a idade da tua (6 de Janeiro:)) e ainda bebe de biberão. Não tenho pressa nenhuma de nada, vou deixando correr. Vai tomar leite de lata até aos 3 anos. Depois não sei se lhe darei leite normal. Todos os estudos indicam os malefícios do leite, mas n sei se me sinto segura para isso, pois os pediatras n avançam com novas medidas.

CS disse...

Anónimo, eu já me arrependi de o ter tirado mas agora não quero voltar atrás... ela continua no de fórmula mas pretendo mudar para o de vaca, já o estou a tentar. Contudo, anda a recusar todo e qualquer leite. Andamos a tentar com os cereais mas mete-me muita confusão ela não beber leite.

Ana disse...

Bebe no copo com palhinha, mas pouco...