ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fumar

Morreu ontem um familiar de uma pessoa minha conhecida. Morreu de cancro do pulmão.
Vício desgraçado que destrói não só a vida de quem o tem como a vida de todos aqueles que o rodeiam.
E não venham com histórias ou frases como "Conheço uma pessoa que nunca fumou na vida e que morreu de cancro do pulmão" ou melhor "Não é mesmo para morrer, mais vale ir gozando até lá".
Raios partam esse vício que me tira do sério quando são pessoas que adoro e que gostaria de as ter até ao fim dos meus dias. Raios partam essa falta de vontade de deixar de fumar. Raios partam os maleficios do tabaco e o preço demasiado baixo de um maço de tabaco para o preço demasiado elevado que os fumadores pagarão no final.
Na verdade, estas questões já me incomodaram mais, já me incomodaram diariamente. Agora, apenas quando vejo o sofrimento deles que ficam, por alguém que partiu devido aos conhecidos efeitos do tabaco.
Na verdade, já fui bem chatinha, quando era nova e a minha prima e o Piri começaram a fumar às minhas escondidas porque eu era demasiado "certinha". Quando finalmente descobri, aborrecia-me com eles, parecia que o meu coração desfazia-se ao vê-los praticar algo que os poderia causar tanto e tantos problemas de saúde.
Hoje em dia não digo nada. De vez em quando lá sai: "Quando é que largas esse vício?" mas a conversa não se adianta muito porque quem fuma não gosta de ouvir falar de cancros e mortes. Acho que lhes tira a pica do cigarro e lá terão de fumar outro quando a conversa toma outros contornos mais alegres.
Talvez fale sem conhecimento de causa. Talvez seja fácil falar porque nunca na vida tive nenhum vício. Talvez não consiga compreender todos aqueles que se agarram a um cigarro como algo de tão extraordinário que vale os riscos todos.
Não compreendo, realmente não compreendo que a força de vontade de alguém não consiga superar um vício, seja ele qual for, mesmo que para isso seja necessária ajuda médica. Compreendo sim que quem não deixa de fumar não é por não conseguir é por não querer. Dizem que querem mas, no fundo, não querem.
Mas isto sou eu, sou eu que nunca tive vícios a falar...

8 comentários:

Ela disse...

é verdade sim. o Vício é grande , mas se quisermos, mesmo mesmo, conseguimos deixar.
eu quero, mas ainda não me dediquei a 100 %. Se calhar agora é uma boa hora.

E. Raposo disse...

Queres que comente????

paula disse...

olá

o meu namorado fumou durante 10 anos, tendo estado, pelo meio 2 anos e meio + 3 meses sem fumar. das duas vezes que deixou, voltou: a primeira porque queria acreditar que podia fumar um ou outro cigarro sem ficar viciado e a ultima porque não aguentou mais a falta da nicotina.

decidiu parar mais uma vez (já tinha tosse até provocar vómito quando acendia um cigarro :( ) e descobriu um método sem medicamentos e que se revelou eficaz =)

http://comoparardefumar.com/
é um e-book de cerca de 100 páginas e usa o método cognitivo-comportamental para desmistificar a industria do tabaco e o vício.

resultou com ele e tem optimos resultados, eu que nunca sequer experimentei um cigarro, fiquei impressionada com a postura do joão desta vez: bem disposto, sem estar mal humorado e irritado como das outras vezes e acima de tudo determinado a n voltar.

recomendamos, claro. pode dar jeito a outras pessoas que queiram deixar, sem pena de ter deixado os cigarros:
http://comoparardefumar.com/

(ps. não, não ganho comissão.. eheheh)

CS disse...

Tu, E. és outra que tal... huummm...

PIRII disse...

e onde é que se descarrega o livro GRATUITAMENTE?

CoriscaRuim disse...

Olha, comecei a fumar na universidade, entre festarolas e tunas...E mantive-me fumadora durante bastantes anos...
...Mal sabia eu que o meu pai haveria de padecer deste cancro e veria com os meus próprios olhos a desgraça que é...
...Se custa deixar de fumar? Custa! Mas jamais me arrependerei de, 7 anos atrás, ter dito que aquele seria o meu último cigarro...E assim o foi!
É preciso é força de ferro, porque não é fácil...
...Mas depois do que eu vivi, só me arrependo de alguma vez ter começado o vício...
...Não há prazer algum (e que bem que sabe um cigarro com um café, após uma boa refeição) que pague o preço da saúde!

ILRC disse...

Só para deixar claro: cancro e câncer são a mesma coisa, certo?
Se sim, entendi certo, se não terei que pesquisar... nunca tinha ouvido de "cancro".

Enfim, pasei apenas para dizer que eu discordo de você (lamento, mas estou sendo sincero). Parar de fumar é muito difícil. Estou parando agora, e estou fazendo isso pela minha esposa e pelos meus filhos, mas tem sido bem difícil. Eu quero, e quero muito, e vou conseguir, mas não posso deixar de dizer que tá sendo pauleira!

27 dias sem o cigarro! :-)

Até mais... abraço

Anónimo disse...

Oi. Fumar é um vício feio, sim, concordo, mas não se pode ignorar os benefícios da cannabis no tratamento de vários problemas (e repare que falo da cannabis!). Todos vivemos experiências distintas durante a nossa vida, então é estranho perceber o mundo na sua imensidao de contrastes quando se conhecem apenas algumas cores. Não apoio o uso de tabaco, bem, de cigarros no seu todo, mas creio que a cannabis seja a solução para quem quer fumar e não morrer por isso. Sim, alguém que conhece morreu por fumar, mas será que já se perguntou quantos vivem melhor durante anos sempre fumando cannabis? Realidades mudam de acordo com o alcance da visão de cada um.

One love!