ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Mundial da Poupança

Não sou uma rapariga de grandes gastos (também é impossível) mas sei que poderia poupar mais. Tenho pequenos luxos que poderia abdicar e tenho outras dicas ou possibilidades que me fazem poupar muito. Partilho as minhas.

Pequenos luxos:
1. Tomo o pequeno-almoço todos os dias da semana fora de casa. São 1,90€, 5 vezes por semana. Mas é o meu momento de leitura do jornal do dia, do galão feito por outras mãos, das conversas de circunstância de quem entra e sai do café diariamente, quase que fazendo parte de uma segunda ou terceira família.
2. Pretendo renovar a minha linha de cosmética e vou enveredar pela Caudalie. Ainda apenas com a espuma de limpeza. Será uma compra mensal (no máximo).
3. Ando na natação com a Alice. São 38€ mensais. Acho bastante elevado mas compensado pela alegria dela, pela possibilidade de ser a melhor nadadora da casa e uma atividade com outras crianças para quem é criada em casa.
4. Continuo a dar leite adaptado à Alice. São quase 14€ cada lata e acho que gasta pouco mais de 1 por mês. A pediatra aconselhou o leite de vaca quando ela fez 1 ano. Eu, como mãe, sinto-me mais segura fazê-lo apenas depois dos 2 anos.
5. E é que não me lembro de mais luxos. Afinal acho que sou bastante poupada :)

Dicas de poupança:
1. Faço a depilação toda em casa. Ajeito a sobrancelha uma vez por mês na esteticista.
2. A manicure é sempre em casa, quando é feita. Unhas de gelinho, uma única vez na vida em casa da minha amiga V.
3. Almoço sempre no trabalho a marmita que levo de casa.
4. Corto o cabelo na minha cabeleireira de eleição. Ronda os 40€ e tenho pena de apenas o fazer 2 vezes máximo no ano. Vivemos a mais de 2000kms de distância. Tenho a sorte que não preciso pintar o cabelo. Aparece um ou outro cabelo branco que é arrancado à velocidade da luz quando o encontro.
5. 90% dos brinquedos da Alice são herdados dos primos. 5% de oferta e 5% compro objetos de baixo valor ou em feiras de 2ª mão.
6. 90% da roupa da Alice é herdada das primas. 5% de oferta e 5% compro calçado, às vezes bodies e meias.
7. A ginástica é feita em casa a subir e descer escadas, passar a ferro e correr atrás da Alice.
8. No supermercado, temos sempre muita atenção nos produtos com final de validade próximo (50% mais baratos) e nos que estão em promoção. As marcas brancas só se já souber que são iguais ou melhores que as restantes. Nos produtos de supermercado prefiro pagar mais se for de melhor qualidade como detergentes e alguns produtos alimentares (principalmente se dirigidos à Alice).
9. Tento manter uma atitude positiva na vida, concentrar-me nas coisas pequenas e saborosas e poupo centenas de euros em anti-depressivos e consultas de psicologia e psiquiatria. Na verdade, sempre tive curiosidade, mas nunca me sentei num consultório destes profissionais de saúde. Não vou dizer que nunca precisei porque houve alturas da minha vida em que tinha sido bom mas fui a toque de "anda para a frente que atrás vem gente".
10. Bem... afinal também não tenho grandes dicas de poupança.


Sem comentários: