ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional do Pijama

 
O dia 20 de Novembro, Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança, será assinalado este ano como o Dia Nacional do Pijama. As crianças até aos 6 anos de idade vão para a escola de pijama para ajudar outras crianças.
A iniciativa, da autoria da Mundos de Vida, tem por objectivo sensibilizar para o direito da criança crescer numa família. Nesse dia, meninos e meninas, até aos 6 anos de idade, vão vestidos de pijama para a escola, com o objectivo de alertar para os direitos da criança.
Recorde-se que em Portugal existem 8453 crianças institucionalizadas, e só 485 vivem em famílias de acolhimento, que não sendo seus familiares biológicos podem-lhes garantir um ambiente positivo. Noutros países a realidade é bem diferente, já que são mais as crianças que vivem em famílias de acolhimento do que as institucionalizadas. Em Portugal, 5% vivem em famílias, mas em Espanha são 32% e na Inglaterra sobe para os 72%. Em Famalicão existe há 6 anos o projecto “Procuram-se Abraços”, também da autoria da Mundos de Vida, que entretanto se espalhou por 10 concelhos vizinhos. E, segundo o presidente da Mundos de Vida, Manuel Araújo, das 85 crianças recolhidas, 37 regressaram aos seus pais ou foram para adopção e 48 estão ainda em acolhimento familiar.
O presidente da Mundos de Vida, que falou em conferência de imprensa, no dia 19, gostaria que outros concelhos tivessem programas idênticos de protecção à infância, mas reconhece que muito trabalho há ainda a fazer porque alguns distritos não têm qualquer criança em risco inserida numa família de acolhimento.
Daí esta campanha que Manuel Araújo diz ser, acima de tudo, de sensibilização para o direito da criança crescer numa família. A receptividade à iniciativa tem sido positiva, uma vez que já aderiram 172 concelhos em representação de 59369 crianças. Em Famalicão estão inscritas 43 salas, para um total de 1017 meninos.
Além do envolvimento das famílias dessas crianças, a Mundos de Vida conseguiu a colaboração da RTP para a cobertura da iniciativa, por forma a que a mesma possa ter um maior alcance.
A Mundos de Vida mandou para cada sala aderente ao projecto do Dia Nacional do Pijama um livro, “Todos de Piajama” e um mealheiro, para de alguma forma fazer perpectuar este projecto por mais algum tempo. Isto teve custos, mas não há financiamento do Estado, apenas ajudas da Fundação EDP, RTP, Nortprint, Comissão de Crianças e Jovens em Risco, campanha “Procuram-se Abraços” e alguns concelhos. A Câmara de Famalicão é uma delas e o adjunto da presidência para a solidariedade, Ademar Carvalho, que esteve presente no lançamento desta campanha, louvou a iniciativa da Mundos de Vida, pelo facto de se destinar a crianças desprotegidas e por ter um alcance nacional. Deixou também uma palavra às famílias que se têm mostrado predispostas a inserir no seu seio crianças em risco.

Se o desejo de adoptar permanece em mim, mas cheio de medos, receios e dúvidas, talvez seja mais fácil tornar a minha família numa família de acolhimento e, quem sabe, mais tarde, numa família de coração para a vida.

3 comentários:

SJ disse...

lindo :)

Anónimo disse...

Que a mentalidade em Portugal mude o mais depressa possível porque são crianças que precisam tanto de mimo e colo...
É um amor que transcende tudo e que nos faz jurar que nunca mais vão ficar desprotegidos! É a melhor coisa do mundo e o que faz dar sentido a vida!

HP

Flutuações da mente disse...

Partilhei desta causa*