Acho que está consagrado na lei que na morte ou ausência dos pais, são os padrinhos de baptizado que assumem as responsabilidades da criança.
A minha madrinha de baptizado não foi uma escolha minha, foi uma escolha dos meus pais. Mas se fosse hoje o dia do meu baptizado, escolhia os mesmos.
A minha madrinha é a mãe da minha "irmã" de pais diferentes, e também ela faz anos hoje.
A minha madrinha ensinou-me a tricotar, a fazer blusões, casacos, cachecóis e boinas.
A minha madrinha recebia-me na sua casa para que eu passasse horas a brincar com a minha "irmã". Enrolávamos as cortinas em nós e imaginavamos grandes passereles onde éramos as top models.
Quando vivemos juntas na Terceira, a minha madrinha ligava para nossa casa para saber como estávamos. Fazíamos sempre brincadeiras ao telefone e ela ficava fula connosco. Dizia sempre o mesmo: "Vocês são umas tolas. Devem achar que tenho o vosso tempo e a vossa idade. Vou deixar de vos ligar." Mas nunca deixou.
A minha madrinha cozinha muito bem. Alimentou-nos à duas e acho que nunca descobriu que bebíamos as garrafas de licor em miniatura da colecção do meu padrinho e enchiamos com água.
A minha madrinha é uma segunda mãe. É a minha madrinha que pergunta sempre por mim, que me viu crescer e tantas vezes tomou conta de mim.
A minha madrinha é irmã do meu pai. É a minha tia conça. É a mãe da minha "irmã" maluca. É avó do meu afilhado. É a parceira da minha mãe nas suas caminhadas diárias.
A minha madrinha faz hoje anos, tal como a sua filha, que há uns anos atrás foi o seu presente de aniversário. Um daqueles presentes que não podemos devolver, trocar ou deixar esquecido num fundo de uma gaveta juntamente com os brindes dos casamentos. De certeza que ela teve outros aniversários melhores...
Ela não lê o meu blog. Nem sei se sabe que existe e se soubesse de certeza que não teria paciência de o ler. De certeza que iria dizer várias vezes que continuo uma tola como a filha, como sempre fomos.
Logo dou-lhe os parabéns pessoalmente. Aqui deixo um registo que é mais para mim do que para ela.
1 comentário:
Foste sortuda minha amiga. Não soube o que significava uma madrinha mas considero-me uma madrinha presente! Isso é que é importante pra mim.
:-)
Enviar um comentário