Acho que padeço deste mal...
Chego ao final da noite, estendida no sofá e começa-me o bicho carpinteiro pelas pernas acima até à zona do joelho. Não consigo manter as pernas quietas, começo a ficar agitada, mesmo que esteja muito cansada. Viro de um lado, viro de outro, peço a B. para trocar de lugar comigo, atiro com uma perna ou com outra e com um olhar de "gato das botas" peço-lhe uma massagem.
Não é algo constante. Posso passar semanas ou meses sem o sentir mas noutras alturas tenho essa agitação diária. Ultimamente tem sido assim... e fico a pensar se esta não será uma das razões de ter sempre o sono muito agitado, com pesadelos e gritos acordando, por vezes, cansada.
"A Síndrome de Pernas inquietas (SPI) é uma patologia crónica e progressiva, nem sempre bem caracterizada pelo doente, mas com impacto importante na sua qualidade de vida.
Embora a fisiopatologia da SPI seja ainda pouco conhecida, constatou-se uma recente expansão do conhecimento nesta área, a três níveis: localização anatómica, envolvimento do sistema de neurotransmissores e alterações no metabolismo do ferro."
In http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2008-21/4/359-366.pdf
Diz o meu diagnóstico enquanto pessoa de supra clarividência: Estando eu em estado de graça, talvez com falta de ferro, manifestando-se o síndrome das pernas inquietas.
2 comentários:
Às vezes também fico inquieta das pernas, chamo-lhe fernezim. Será que tenho este sindroma????? O bom é que é lá de vez em quando.
Beijos**
Desconhecia mas parece ser complicadinho.
Enviar um comentário