ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Acho que é definitivo

Ao longo da maternidade vamos passando por várias preocupações: a mama, os sonos, os cocós, os vírus, os choros, as cólicas... parece que não existe nenhum momento de completa e pura descontração. Há sempre uma pontinha que se levanta e nos mantém em alerta constante, mesmo quando dormimos.
A minha mais recente preocupação era (acho que já não é, mas já tenho uma nova) o desmame. Já quase com 9 meses a Alice já tinha deixado a mama durante o dia mas antes de dormir era algo impensável de deixar (acreditava eu).
O biberão foi introduzido durante o dia, pela mão do pai. Depois de estar bem habituada ao leite artificial comecei a tentar dar-lhe biberão à noite. As primeiras vezes não consegui. Afastava com a mão e chegava-se para o peito. Nas noites seguintes bebia o biberão mas depois pedia mama para adormecer.
Desde o final da semana passada que lhe dou o biberão e ela fica satisfeita e já nem se lembra da mama.
Não houve noites de choro e drama, nem da minha parte nem da dela. Tinha um medo terrível disso. Contavam-me que tinha que deixá-la chorar, que com outros bebés tinham sido uma semana de choros e que depois passava. Eu não me sentia preparada para essa semana e ia adiando, adiando e dando-lhe a mama sempre que pedia.
Ela deixou de pedir, mais cedo do que pensava e acho que é definitivo.
A minha produção de leite foi diminuindo com a diminuição das vezes que ela mamava. Deixei os discos que me acompanharam nestes 9 meses e só não queimei os soutiens de amamentação porque pretendo voltar a usá-los daqui a uns anos.
Acho mesmo que é definitivo, depois de 9 meses de amamentação estamos prontas para deixarmos esta fase para trás e começar novas fases.



1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!!! Já fizeste o teu papel como mãe. ;)

Vânia da Graça