ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Consulta dos 9 meses

Fomos à revisão e saímos de lá com selo de circulação! A princesa já é uma senhora de 72 cm e 9360 gr.
Gosto de ir à pediatra pois saio de lá de coração mais leve e com os bolsos cheios de bons conselhos.

Ideias a reter da boca da pediatra sobre bebés nesta fase de desenvolvimento:

1- Não se obriga os bebés a comer, apenas em África se passa fome. As mães encaram a alimentação como um trabalho quando deve ser um momento de convívio em família. É altura de sentá-la à mesa com os pais. Dar-lhe de comer com uma colher e deixá-la com outra colher a experimentar comer sozinha. Já pode comer da comida dos pais se for algo saudável: um peixe cozido ou grelhado, legumes esmagados.

2- É a altura de ouvir o NÃO acompanhado de uma cara séria e olhar nos olhos. Muitas vezes os pais e/ou avós dizem não a sorrir e tom de brincadeira o que deixa o bebé confuso. Deve ser consistente sempre que for algo que os pais não querem mesmo. O não deve ser sempre não. Contudo, devem ser educadores e não ditadores. Esta é ainda uma fase em que se distraem com facilidade, por isso, deve-se mudá-la de cenário ou introduzir um brinquedo. Eles vão testar os pais, fazendo o mesmo de manhã, da tarde ou à não, com o pai, com a mãe, com os avós para tentarem perceber se o não é sempre o não em momentos e com pessoas diferentes.  Não é para desafiar a autoridade dos pais.

3- É a fase dos perigos em casa. Porta da casa de banho sempre fechada onde é fácil o acesso à água. Porta da cozinha fechada principalmente por causa dos fornos que aquecem.

4- É a altura em que eles acordam de noite e não querem voltar a dormir. São uns apaixonados pela vida. É o momento de criar as rotinas e hábitos do sono. Aquilo que fizerem agora é o que vai permanecer por 2 ou 3 anos. Mais vale uma semana mal dormida e os 2 anos seguintes de sossego. Fala no hábito de colocar os bebés na cama dos pais quando choram, ou andar com eles ao colo, por exemplo.

5- O leite artificial é sempre o 1 até mudar para o leite de vaca aos 12 meses. Os leites de transição têm mais açúcares, são mais calóricos e, por isso, saciam mais e os bebés agora têm de ser saciados com as sopas e outros alimentos.

6- O VIGANTOL (vitamina D) é para ser tomado até aos 12 meses. Como vamos entrar no inverno será prolongado até Março, em vez de parar em Janeiro.

7- Tornou a relembrar que a cadeira no carro deve ir de costas no sentido da marcha, pelo menos, até aos 18 meses. Neste sentido, quando sair do ovo vamos comprar cadeira que dê nos dois sentidos.

Regressamos daqui a 3 meses quando ela fizer um ano. Ou seja, a despedida foi: "Até para o ano!"



4 comentários:

Anónimo disse...

Ela está enorme, é tão bom estas boas noticias. Estas palavras parecem ter saido da boca da pediatra da minha filhota. Já agora qual é a pediatra da Alice? beijinhos SC

CS disse...

Olá, Dr.ª Ana Lúcia Maia.

Anónimo disse...

Bem me parecia é a mesma lol

Kaipiroska disse...

Adorei ler essas palavras sábias. A pediatra da Alice foi a que seguiu o Diogo no hospital quando ele nasceu. Embora hoje em dia não seja a sua, gostei dela das vezes em que falamos.