ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A minha princesa está a tornar-se numa mulherzinha...

Hoje uma chamada SOS fez com que fosse buscar a minha princesa ao colégio, levá-la para minha casa e esperar que a mãe terminasse um julgamento que se estendeu mais que o previsto. Chegadas a casa, estivemos a brincar às cabeleireiras. Ela fez 7 anos há pouco e, como quem sai aos seus (neste caso, tia) não degenera, as conversas fictícias tinham a ver com roupas e festas. Simulámos idas ao Cabeleireiro, cortes de cabelo e penteados de cortar a respiração. Estavámos as duas deliciadas...
Numa conversa ela perguntava-me: "Que roupa vais levar à festa?" Eu respondi: "Vou com um vestido lindo e com este penteado maravilhoso que me estás a fazer?". E ela riposta: "E depois as tuas amigas ficavam cheias de inveja e diziam que a tua roupa era feia só porque estavam com inveja." Tive que conter a minha gargalhada que explodiu cá dentro. E ainda foi mais longe: "Se disserem que é linda é porque estão a mentir." "Mas porquê?" - perguntei eu. "Não sei" - respondeu encolhendo os ombros.
Fiquei a pensar... Será que a minha princesa já sabe o que é a inveja feminina das roupas, do corpo, dos sapatos ou do cabelo de outras mulheres? Será que esse sentimento vem inscrito no nosso código genético e se manifesta desde tenra idade?
Não imagino um homem cobiçar as calças de outro e perguntar-lhe, exclamando: "Ahhh!!!! Que calças tão giras! Onde as compraste? Gostava tanto de comprar umas iguais!"
Esta seria, claramente, uma inveja pública e sem pudor, mas existem também as invejas anónimas, onde cobiçamos em segredo, compramos o produto em questão às escondidas e usamos em locais onde a outra pessoa não se cruze connosco.
Ainda o outro dia a minha prima M. se queixava de uma colega de trabalho que lhe cobiçava todas as roupas e insistia em saber onde tinham sido compradas porque precisava de uma peça tal e qual aquela. Chegou ao cúmulo de lhe dizer que se não houvesse na loja que lhe comprava a dela. Ri-me tanto!!
Acho que qualquer mulher que se preze já sentiu inveja de uns sapatos magníficos ou um vestido que cai como uma luva em alguém mais alto, mais belo e vistoso do que nós. Mas chegar ao ponto de querer todas as roupas que outra pessoa, que ainda por cima partilha do mesmo local de trabalho do que nós, usa acho muito difícil de acreditar.
Huummm... agora que penso sobre o assunto, pondero na possibilidade da minha prima se estar a armar e inventar esta história para que eu pense que ela é o objecto de inveja das suas colegas de trabalho. Vou ter de lhe colar um microfone minúsculo nos seus casacos novos (as últimas aquisições são sempre as mais usadas) e averiguar esta história de inveja levada ao extremo. Segundo M. essa colega chegou a comprar mais de uma peça igual à dela.

Quem nunca "morreu de inveja" em determinada altura da vida, que atire a primeira pedra. Eu já morri mas de todas as vezes ressuscitei... :)

1 comentário:

Ela disse...

looooooooooooooool. fui descoberta! ninguém gosta das minhas roupas!
ela hj estava cheia de mania com ele vestido hoje!