ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 14 de abril de 2010

As crianças que não dormem

Hoje de manhã vi um pedacinho de um programa onde o tema era o sono e as crianças. Apareceu uma jornalista cujo filho de 4 anos não dormia mais de 4 horas por noite e que até não achava muito mal porque o marido era igual, porque ele já dormiu bem menos, porque ele sempre foi assim desde bébé, porque o acha uma criança igual às outras e porque não apresenta sinais de cansaço durante o dia... Eu fiquei de boca aberta e queixo colado ao chão. Quando penso nisso ainda me choca mas acho que já não o arrasto pelo chão.
E é assim, uma suposta mãe informada, instruída, com posses para consultar pediatras e que se habituou ao facto do filho não dormir.
Estava lá uma médica (o nome não me ocorre mas vou pesquisar) muito conhecida no panorama nacional que ficou como eu, de queixo caído e disse que a mãe também precisava uma consulta porque esse problema tinha que começar pela aceitação dos pais de que era um problema e que a mãe mostrava muita relutância em acreditar nisso... Disse logo que o filho dela ia ter problemas de depressão, insónias mais graves em adulto, problemas cardíacos e outros e se isso não chegava para ela achar que a situação era bastante grave.
A mãe dizia que sim, mas com um sorriso irónico de quem é que é mãe, que conhece o filho melhor do que ninguém, blá,blá... eu compreendo em parte (pequenissima parte) essa postura, mas há outra parte de mim que fica C..H..O..C..A..D...A.

1 comentário:

Ela disse...

estou chocada como tu. É um disparate.