ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 25 de março de 2010

Wikipédia

Não, não estou na enciclopédia livre... Mas sempre posso criar uma rúbrica com informações desta ilustre pessoa.
E sobre wikipédia eu e o B. (lá vai ele dizer que espalmo a vida dele no meu blog - que exagero) o outro dia discutiamos sobre cogumelos. Mais uma vez não estávamos na mesma frequência.
Eu: "Tens a certeza?"
B.: "Sim, li na wikipédia."
Eu: "oh, amor, qualquer um pode introduzir informação na wikipédia. Qualquer dia abro uma rúbrica sobre mim, escrevendo que fiz coisas extraordinárias (talvez não tivesse muito longe da verdade) e daqui a uns anos já ninguém sabe se é mesmo verdade ou mentira..."
B.:"Pois... não tinha pensado nisso..."


5 comentários:

Paulo Afonso disse...

Apesar de ser verdade que qualquer pessoa pode introduzir informação na Wikipédia, também é verdade que qualquer pessoa a qualquer altura consegue editar o que lá foi escrito e inclusive apagar o artigo alegando falta de fontes que o confirmem. Vejo muita gente a criticar a Wikipédia, mas a verdade é que acaba por ser um projecto a nível global que tenta compilar conhecimento, e essa iniciativa por si só é de se louvar. Também quem nos garante que o que é publicado numa grande enciclopédia renome é a absoluta verdade?!

Ela disse...

oh pá, isso não é de se fiar. informações erradas, distorcidas.
Se queiseres saber das coisas cretinhas, tens de subornar alguém... um engraxador de sapatos é o meis indicado.

CS disse...

Palim, vou registar as tuas palavras e tê-las em atenção mas nunca disse que não era um projecto de louvar ou o contrário, apenas comentava o facto de ser fácil encontrar lá informação pouco fiável. E tanto tu como eu conhecemos algumas enciclopédias bastante mais fiáveis e com um rigor científico mais que comprovado, certo? ;)

Paulo Afonso disse...

Right... e eu não estava também a discordar por completo de ti, nem senti que estivesses a fazer uma crítica assim muito pesada à Wikipédia. Claro que há sítios onde sentes que é mais fiável a informação, mas a base de confiança é quase a mesma: o cerne da questão é mesmo confiar em algo que se encontra "escrito". Mas por exemplo, um artigo sobre uma matéria mais ou menos comum de ser pesquisada acaba por estar mais sujeita a crítica do que outra e é isso que mantém a Wikipédia mais ou menos fiável.

CS disse...

Right ;)