ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 12 de março de 2010

Profissional

E. é uma amiga e uma colega de profissão. Não trabalhamos na mesma instituição mas partilhamos de uma mesma escolha e percurso profissional. Já nos conhecemos há muitos anos, ainda andavámos na universidade, uns anos depois tirámos a mesma especialização.
Esta tarde falámos ao telefone, partilhámos algumas questões, rimos, partilhámos queixas e situações que nos incomodava. Não sei qual o efeito que as nossas conversas tem nela mas em mim é sempre analgésico porque diminui as minhas "dores" de profissão.
Esta minha amiga merece destaque, principalmente, por uma característica sua tão rara nos dias de hoje. Ela, além de, muito profissional e trabalhadora, astuta e inteligente, é uma pessoa de uma grande "generosidade intelectual".
Passo a explicar: É alguém que sabe muito na sua área (que também é a minha) e que partilha, sim, partilha o seu conhecimento. Não tem medo de dizer o que sabe, não tem medo de revelar soluções de problemas aos outros, não tem medo que ninguém fique a saber mais do que ela. Não esconde o seu vasto conhecimento mas também não se vangloria por ele. Está sempre disponível para agendarmos reuniões, partilharmos experiências, questões e soluções, caminhos a traçar. Ela não o tem de fazer, não ganha muito com isso, mas faz. Faz por sentir que trabalhamos para o mesmo, faz por sentir que não há heróis nem génios mas sim forças de trabalho, vontades de vencer e melhorar.
Sinto uma grande admiração nela, enquanto pessoa e enquanto profissional.
Se todos partilhássemos o nosso conhecimento, se soubessemos trabalhar em equipa, produziriamos o dobro, o triplo e talvez vivessemos num mundo um pouco melhor... Se são utopias, é provável, mas existem casos bem verídicos aqui ou ali...
P.S. És o meu Einstein ;)

2 comentários:

Caty disse...

De facto é qualidade que não se vê muito por aí...
É bom quando podemos contar com pessoas assim!!!

E. Raposo disse...

Essa tua amiga tem uma bonita cabeleira, sim senhora.

Um dia tens de a apresentar à malta.

[vai na volta e tens uma amiga invisível :P]