ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Diploma

Liga-me há 5 minutos a minha cunhada.
Ela: "C, tás em S. Miguel?"
Caramba, almoçamos juntas no domingo e eu sei que viajo muito mas cheguei o outro dia... deixem-me descansar.
Eu: "Sim... diz"
Ela: "Podes ir ao colégio do Romeu que eu vou chegar uns 10 minutos atrasada. Ele vai receber o diploma de final do ano e não queria que estivesse sozinho."
Eu: "Claro que sim. Fica mesmo ao lado do meu trabalho. Eu posso dar lá um pulo. Não te preocupes."

Pois bem, o Romeu está a um mês de fazer 3 anos! 3 anos!!! E ao final da tarde irá receber o seu DIPLOMA!
O primeiro diploma que tive na vida foi quando terminei o curso da universidade, depois de ter pago uns 20 contos (nem me lembro bem. Foi ainda no tempo dos escudos, em 1996) e só dois ou três anos depois é que me entregaram. São milhões de estudantes a sairem todos os anos da universidade e só devem ter uma senhora muito velhinha e pitosga a preencher uma folha de papel com uma letra muito reboscada.
Isso sem falar quando fiz o Mestrado. Toca a pagar mais uns quantos (agora já em euros), esperar dois anos e quando finalmente o fui buscar estava na data o ano errado (2004 em vez de 2002). Ai, peço imensa desculpa, blá, blá e vamos já corrigir.
Eu respondi: "Então até daqui a 2 anos."
Respondem-me: "Ai, não e tal, será mais rápido."
Passados 2 anos (mais coisa, menos coisa) mandam postal a avisar que se encontrava pronto. Chego lá, confiro tudo e leio: "Mestre em Línguas e Literaturas Portuguesa", ou seja, mestre em área errada. Respondem: "oh, peço imensa desculpa. Vamos já resolver isso. Depois contactamos."
Eu: "Pois, uma rapidez de 2 anos. Tudo bem. Eu volto."
E quase 3 anos depois, lá fui eu e não é que acertaram!!
Hoje em dia é tudo tão mais rápido. Ai vais sair de uma sala para outra? Toma lá um diploma a dizer que consegues comer papa sem sujar 90% dos teus colegas, que conseguiste estragar apenas 10% dos brinquedos e que só deste dentadas a 50% dos teus amiguinhos de sala. Estás apto a ir morder os miúdos para outra sala! És um diplomado!!
Que máximo! Já separei a minha máquina fotográfica para captar a cerimónia. Uma coisa é certa, o meu sobrinho é o mais lindo de todos :)

2 comentários:

Contos da Crisani disse...

Pois é os meninos de hoje em dia (e falo pelos meus 3) são muito precoces... e ficam logo traumatizados, ofendidos quando lhes negamos, ou por algum motivo não conseguimos cumprir a nossa palavra...
Ficam embuziados porque não vamos à festa da escola... porque não podem ter o telete xpto igual ao amigo...
enfim... ficam aflitos se não sabemos tirar as dúvidas que vêm da escola...
no meu tempo!! (e não vão assim tantos anos digo eu...) o meu pai nunca faltou ao emprego para ver a minha festa e eu compreendia, a minha mãe mandava estudar... mas estudar comigo... fazer perguntas? o estudo era meu e eu é que tinha de fazer por isso, a escolha era nossa, é claro que sempre me incentivaram mas não é como hoje em dia...

Turista disse...

CS, gostei muito de seu texto, nomeadamente das considerações sobre as competências que o diploma do Romeu, lhe atribuem.
Tem um sobrinho lindo :)